Dois blocos de massas e , ligados por uma corda leve, são puxados por uma força horizontal sobre uma mesa sem atrito. Em um certo instante, a aceleração de é . (a) Qual é a força exercida sobre ? (b) Qual a tensão na corda?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem dois blocos conectados por uma corda, com massas de e . Uma força horizontal está puxando esses blocos sobre uma mesa sem atrito, e a aceleração de é de . A gente precisa descobrir duas coisas:
a) Qual é a força que está agindo em ?
b) Qual é a tensão na corda que conecta os dois blocos?

Passo 2

Primeiro, vamos entender que como a mesa não tem atrito, a única força que está puxando é a força e a tensão da corda que ele está puxando em . Segundo a segunda lei de Newton, . Mas aqui temos duas massas, então precisamos considerar o sistema todo.

Passo 3

Para achar a força , vamos considerar os dois blocos juntos como um único sistema. A massa total será:
A aceleração do sistema é .

Passo 4

Aplicando a segunda lei de Newton para o sistema todo:

Passo 5

Agora, para encontrar a tensão na corda, vamos analisar apenas o bloco . A única força que está puxando é a tensão . Aplicando a segunda lei de Newton para :

Resposta

a) A força exercida sobre é de aproximadamente 21,84 N.
b) A tensão na corda é de aproximadamente 11,96 N.

Exercícios relacionados

A velocidade atingida no ponto mais alto de um loop de de raio em uma montanha-russa é de . Considere, neste ponto, dois passageiros cujas massas valem 50 e 80 kg. Calcule (a) os valores das forças resultantes exercidas sobre eles e (b) as forças que os assentos exercem sobre os passageiros. © Qual deve ser a velocidade mínima do carrinho, neste ponto, para que os passageiros não percam o contato com os assentos?
Um homem senta-se em um elevador de obra e puxa a extremidade livre da corda para se levantar. Sendo a massa total do homem e do elevador, com que força ele deve puxar a corda para se levantar (a) com velocidade constante e (b) com uma aceleração ? Ignore o atrito e as massas da polia e da corda.
(a) Qual é a aceleração do sistema? (b) Qual é a tensão no fio que liga os corpos? © Qual é a força resultante sobre o corpo suspenso? (d) Que força resultante o corpo 1 exerce sobre o plano inclinado? A massa da polia é desprezível e o coeficiente de atrito cinético com a superfície inclinada é . Considere
Em um trem viajando em um terreno plano, um lustre pendente do teto do vagão está deslocado, para trás, de em relação à vertical. (a) Determine a aceleração do trem. (b) Qual seria a aceleração do trem se o lustre estivesse deslocado para a frente?