Dois elementos A e B apresentam as seguintes configurações eletrônicas:
A=1 s^2 2 s^2 2 p^6 3 s^2 3 p^6 4 s^2 B=1 s^2 2 s^2 2 p^6 3 s^2 3 p^5
Baseando-se nesses dados, marque a(s) afirmativa(s) correta(s)
A tem menor afinidade por elétrons que B.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício nos dá as configurações eletrônicas de dois elementos, A e B, e pede para a gente verificar qual das afirmações está correta. O conteúdo aqui é sobre afinidade eletrônica, que é a energia liberada quando um átomo ganha um elétron. Para resolver, vamos comparar as configurações eletrônicas e entender como isso afeta a afinidade eletrônica de cada elemento.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar as configurações eletrônicas de cada elemento:
  • Elemento A: 1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2
  • Elemento B: 1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^5
Perceba que o elemento A tem mais camadas eletrônicas completas até a camada 4s, enquanto o elemento B está na camada 3p com apenas 5 elétrons nessa subcamada.

Passo 3

Agora, vamos entender o que é afinidade eletrônica. É a energia liberada quando um átomo neutro ganha um elétron para formar um íon negativo. Quanto mais eletronegativo for o elemento, maior sua afinidade eletrônica, pois ele tem mais tendência a ganhar elétrons.

Passo 4

O elemento B, com configuração 3p^5, está próximo de completar sua camada p, faltando apenas um elétron para chegar a 3p^6, o que o torna altamente afinidade eletrônica, já que ganhando um elétron completa a camada eletrônica, estabilizando o átomo.

Passo 5

Já o elemento A tem uma configuração estável em 4s^2 e não está tentando completar uma camada p ou d específica próximo da camada externa. Isso significa que A não tem tanta tendência a ganhar um elétron como B, já que não está perto de completar uma subcamada eletrônica.

Resposta

Portanto, a afirmação “A tem menor afinidade por elétrons que B” está correta.

Exercícios relacionados