Dois fios longos, retilíneos e paralelos conduzem corrente no mesmo sentido. As correntes são 8,0 e 12 A e os fios estão separados por uma distância de . O campo magnético, em tesla, em um ponto a meio caminho entre os fios é
A) 0
B)
C)
D)
E)

Passo 1

Vamos resolver um exercício de física que trata do campo magnético gerado por dois fios paralelos que conduzem corrente no mesmo sentido. Precisamos calcular o campo magnético em um ponto que fica exatamente no meio da distância entre os fios. Para isso, vamos usar a Lei de Ampère, que nos ajuda a determinar o campo magnético criado por correntes elétricas.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar as informações que temos:
  • Corrente no primeiro fio,
  • Corrente no segundo fio,
  • Distância entre os fios,
  • Ponto onde queremos calcular o campo magnético está no meio da distância, ou seja, a de cada fio

Passo 3

A fórmula para o campo magnético gerado por um fio retilíneo e longo a uma distância é dada por:
onde é a permeabilidade do vácuo, e é a corrente no fio.

Passo 4

Vamos calcular o campo magnético gerado por cada fio no ponto central:

Passo 5

Como as correntes estão no mesmo sentido, os campos magnéticos gerados por cada fio no ponto central vão em direções opostas. Portanto, subtraímos os valores:

Resposta

A resposta correta é a opção B) .

Exercícios relacionados

Dois fios paralelos que conduzem correntes iguais de 10 A se atraem mutuamentecom uma força de 1 mN . Se as duas correntes forem multiplicadas por dois, a força de atração entre os fios será:
A) 1 mN
B) 4 mN
C)
D)
E) 2 mN
Quando observamos uma obra de arte que está atrás de um vidro, multas vezes somos ofuscados pela luz que é refletida na superficie frontal do vidro (um clarăo), o que pode tornar dificil a contemplaçăo da obra. Uma soluçăo é cobrir a superficie externa do vidro com uma película para reduzir parte desse clarão.
b) Se esse revestimento é fino demais para resistir ao desgaste, que outras espessuras também poderiam ser usadas? Calcule apenas as três menores espessuras
Analogamente ao problema anterior, mostre que, em um aquecimento isovolumétrico (desde uma temperatura inicial até uma temperatura final T ), a variação da entropia de
onde é o calor específico molar a volume constante do gás. Por fim, mostre que no caso de um aquecimento isobárico, a variação de entropia vale:
ã
onde é o calor específico mola a pressão constante.
O campo magnético uniforme que atravessa o plano de uma bobina condutora circular de raio 19 cm tem seu módulo variando no tempo, , com em Gauss e em segundos; o campo é perpendicular ao plano da bobina. A corrente que a atravessa varia no tempo, e tem valor máximo igual a 15 mA . Determine a resistência da bobina.