Dois pesos de
estão suspensos nas extremidades opostas de uma corda que passa sobre uma polia leve e sem atrito. O centro da polia está ligado a uma corrente presa ao teto.
b) Qual a tensão na corrente?
b) Qual a tensão na corrente?
Passo 1
Vamos resumir o que o problema está nos pedindo. Temos dois pesos de 25,0 N pendurados nas extremidades opostas de uma corda que passa por uma polia. Essa polia está ligada a uma corrente presa no teto. O assunto aqui é equilíbrio de forças na física, e vamos precisar entender como as tensões nas cordas e na corrente se relacionam para resolver a questão.
Passo 2
Primeiro, vamos visualizar as forças atuando na polia. Cada peso de 25,0 N exerce uma força para baixo nas extremidades da corda. Como a polia está em equilíbrio e não está acelerando, a força total para baixo deve ser equilibrada pela força para cima exercida pela corrente que segura a polia.
Passo 3
Agora, vamos aplicar a condição de equilíbrio de forças. Isso significa que a soma de todas as forças na direção vertical deve ser igual a zero. As duas forças para baixo são os pesos dos objetos, e a força para cima é a tensão na corrente (
).
Matematicamente, isso fica:
Passo 4
Vamos somar as forças para encontrar a tensão na corrente:
Resposta
A tensão na corrente é de 50,0 N.