Dê o domínio das seguintes funções reais:
(a)

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. A função dada é , e precisamos encontrar o domínio dessa função. O domínio de uma função real é o conjunto de todos os valores de para os quais a função está definida. Para isso, vamos verificar se existe algum valor de que possa causar problemas na definição da função, como divisão por zero ou raízes de números negativos.

Passo 2

A função é uma função linear. Funções lineares são polinômios de primeiro grau e, por natureza, elas estão definidas para todos os números reais. Isso significa que não há divisões ou radiciações que possam restringir o domínio.

Passo 3

Como não há nenhuma operação na função que restrinja os valores de , podemos concluir que a função está definida para qualquer valor real de . Ou seja, não há exceções ou valores de que precisem ser excluídos do domínio.

Resposta

O domínio da função é todos os números reais, ou seja, .

Exercícios relacionados

A figura ao lado mostra um retângulo inscrito em um triângulo retângulo isósceles cuja hipotenusa tem 2 unidades de comprimento. Qual a área máxima que este retângulo assume? Em qual medida essa área máxima é atingida?
A figura ao lado mostra um retângulo inscrito em um triângulo retângulo isósceles cuja hipotenusa tem 2 unidades de comprimento. Determine a função , que expressa a área do retângulo em função de . Qual o domínio de ?
Dê o domínio das seguintes funções reais:
(e)
Use o Teorema de Stokes para calcular . Em cada caso, é orientada no sentido anti-horário quando vista de cima.
9. é a circunferência