Duas pequenas esferas condutoras idênticas são colocadas com seus centros separados por . A uma é dada uma carga de , e à outra, uma carga de q2 . Encontre o módulo da força elétrica entre elas. Use .

nenhuma das outras


For your examination, preferably print documents compiled from auto-multiple-choice.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos duas esferas condutoras idênticas com cargas diferentes e queremos encontrar a força elétrica entre elas. Para isso, vamos usar a Lei de Coulomb, que faz parte do conteúdo de eletrostática. Precisamos das cargas das esferas, a distância entre elas e a constante eletrostática .

Passo 2

A Lei de Coulomb nos diz que a força elétrica ( ) entre duas cargas é dada por:
Aqui, , , e .

Passo 3

Primeiro, calculamos o produto das cargas:

Passo 4

Em seguida, calculamos :

Passo 5

Agora, aplicamos os valores na fórmula da Lei de Coulomb:

Resposta

O módulo da força elétrica entre as esferas é .

Exercícios relacionados

Verifique se a matriz-coluna é uma combinação linear das matrizescoluna e , justificando sua resposta.
Uma casca esférica condutora de raio interno e raio externo está carregada com carga . É colocada uma carga pontual positiva em seu centro. Qual a densidade de carga, em , na superfície externa da casca?






nenhuma das outras
Classifique as afirmações abaixo em verdadeiras ou falsas, apresentando uma breve justificativa para sua resposta em cada caso.
(g) Sejam uma matriz, uma forma escalonada de e uma matriz-coluna. Se o sistema de equações lineares é compatível, então o sistema linear também é compatível.
Uma pequena esfera carregada positivamente tem massa de e cai do repouso no vácuo de uma altura de em um campo elétrico vertical uniforme com magnitude de . A esfera atinge o solo a uma velocidade de . Determine a carga da esfera. Use a aceleração da gravidade como e Dê a resposta em C.


nenhuma das outras