Duas placas paralelas grandes possuem cargas com módulos iguais, mas com sinais opostos; as densidades superficiais das cargas são
e
. Determine o campo elétrico na região entre as duas placas.
Passo 1
Então, a gente tem duas placas grandes e paralelas, uma carregada positivamente com densidade superficial de carga
e a outra negativamente com densidade
. A pergunta é: qual é o campo elétrico na região entre essas duas placas? Para resolver isso, vamos usar conceitos de campo elétrico criado por placas carregadas e a superposição de campos.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o campo elétrico criado por uma placa infinita com densidade superficial de carga
é dado por:
onde
é a permissividade do vácuo.
Passo 3
Como temos duas placas, uma com carga
e outra com
, cada uma delas vai criar seu próprio campo elétrico. A placa positiva cria um campo saindo dela, e a negativa, entrando.
Passo 4
Na região entre as duas placas, os campos elétricos produzidos por cada placa vão se somar. O campo da placa positiva aponta para longe dela, ou seja, para a direita, e o campo da placa negativa também aponta para a direita (já que o campo da negativa vai em direção à carga). Então, os dois campos têm a mesma direção e se adicionam.
Passo 5
Calculando o campo total na região entre as placas:
Resposta
O campo elétrico na região entre as duas placas é:
Exercícios relacionados
Calcule a aceleração angular da roda em função do tempo,
.
Uma carga puntiforme positiva
está circundada por uma superfície Gaussiana de raio igual a
, centralizada sobre a carga. Calcule o fluxo elétrico resultante através da esfera.
A distância entre as placas de um capacitor com placas paralelas é igual a
e a área da placa é de
. Uma diferença de potencial de
é mantida através do capacitor. Calcule: (a) a capacitância; (b) a carga de cada placa; e © o módulo do campo elétrico no espaço entre as placas.
Uma carga positiva
é distribuída uniformemente ao longo do volume de uma esfera isolante de raio
. Determine o módulo do campo elétrico em um ponto
a uma distância
do centro da esfera (a) quando
, (b) quando
e © quando