Um elétron e um fóton têm, cada um, um comprimento de onda de 3,0 Angstrom ( ). Cálcule as energias e os momentos de cada um e interprete o resultado.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um elétron e um fóton, cada um com um comprimento de onda de . Nosso objetivo é calcular a energia e o momento de cada um deles e depois entender o que esses resultados significam. Para isso, vamos precisar usar algumas fórmulas da física, como a relação de de Broglie para partículas como o elétron e as fórmulas de energia e momento para fótons.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular as propriedades do fóton. Um fóton é uma partícula de luz, e a energia dele é dada pela fórmula:
onde:
  • é a energia,
  • é a constante de Planck ( ),
  • é a velocidade da luz ( ),
  • é o comprimento de onda.
Vamos substituir os valores:
Para encontrar o momento ( ) do fóton, usamos:

Passo 3

Agora, vamos calcular as propriedades do elétron. Para partículas com massa, como o elétron, usamos a relação de de Broglie para o momento:
A energia cinética ( ) do elétron pode ser calculada usando:
onde é a massa do elétron ( ).
Substituindo os valores:

Passo 4

Vamos interpretar os resultados:
  • Fóton:
    • Energia:
    • Momento:
  • Elétron:
    • Energia Cinética:
    • Momento:
Observamos que, mesmo tendo o mesmo comprimento de onda, o fóton possui uma energia muito maior que a do elétron. Isso acontece porque o fóton é uma partícula sem massa e sua energia está diretamente relacionada à frequência da luz, enquanto a energia do elétron depende de sua massa e velocidade.

Resposta

O fóton tem uma energia de e um momento de . O elétron, com o mesmo comprimento de onda, possui uma energia cinética de e um momento igual de . Isso mostra que, apesar de compartilharem o mesmo comprimento de onda, o fóton tem muito mais energia devido à sua natureza sem massa.

Exercícios relacionados

Encontre o comprimento de onda para uma partícula para as condições dadas:
c) se o comprimento de onda for de , qual é a energia e a velocidade de um feixe de elétrons e de um feixe de nêutrons.
Uma partícula está confinada na região tal que seu estado inicial é dado por
Qual é o valor esperado da posição dessa partícula?
Mostre que a soma das funções de onda é solução da equação de Schroedinger para uma partícula de massa num potencial constante, , e obtenha a relação entre e .
O estado inicial de uma partícula, em , é dado por
onde e são parametros reais. Encontre b) o valor esperado da posição