Encontre uma base para os seguintes espaços vetoriais

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente precisa encontrar uma base para o espaço vetorial que é formado por vetores do tipo onde são números reais. Isso tá relacionado ao conteúdo de Espaços Vetoriais e Bases. Para resolver isso, vamos precisar identificar vetores que possam gerar todo o espaço através de combinações lineares.

Passo 2

Primeiro, vamos expressar o vetor de uma forma que mostre claramente como os parâmetros influenciam cada componente. Podemos reescrever isso como:

Passo 3

Agora, o que a gente fez foi separar os coeficientes para ver quais vetores independentes estão multiplicando cada um deles. Esses vetores que multiplicam os parâmetros são candidatos a formar a base do espaço .

Passo 4

Vamos conferir se esses vetores são de fato uma base. Para isso, eles precisam ser linearmente independentes e gerar todo o espaço . Como cada vetor está associado a um parâmetro diferente e não há como um deles ser uma combinação dos outros, eles são linearmente independentes. Além disso, qualquer vetor em pode ser formado combinando esses vetores com os coeficientes .

Resposta

Portanto, uma base para o espaço vetorial é:

Exercícios relacionados

Obtenha a inversa da matriz:
A soma de todos os elementos da inversa é igual a:

Escolha uma opção:

a. b. A não possui inversac. d. -14e. -17
Calcule o polinômio característico de
Calcule o polinômio minimal de
(Espcex (Aman) 2013 - adaptada) Sejam as matrizes e . Se e são valores para os quais é a transposta da Inversa da matriz , então o valor de é

Escolha uma opção:

a. -2b. -1c. -3d. -5e. -4