Encontre o diferencial e calcule para os valores de e dados: e .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício onde a gente precisa encontrar o diferencial da função no ponto onde e . Para isso, vamos usar conceitos de cálculo diferencial, como derivadas e diferenciais.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é diferencial. O diferencial representa uma pequena variação na função correspondente a uma pequena variação em . Matematicamente, isso é dado por:
Aqui, é a derivada da função em relação a .

Passo 3

Agora, vamos achar a derivada de . A derivada de em relação a é:
Então, temos:

Passo 4

Precisamos avaliar essa derivada no ponto . Sabemos que:
Portanto:

Passo 5

Agora, aplicamos a fórmula do diferencial:
Fazendo a multiplicação:

Resposta

O diferencial é igual a .

Exercícios relacionados

Calcule os seguintes limites:
Um contêiner para estocagem retangular com uma tampa aberta deve ter um volume de . O comprimento é o dobro da largura. O material para a base custa 10 reais por e o material para o lado custa 6 reais por . Encontre o custo dos materiais para o mais barato dos contêineres. E se o contêiner tiver uma tampa que é feita do mesmo material usado nos lados?
Um avião voa horizontalmente a uma altitude de 1 km, a , e passa diretamente sobre uma estação de radar. Encontre a taxa segundo a qual a distância do avião até a estação está crescendo quando ele está a 2 km além da estação.
A esquina inferior direita de uma folha é dobrada de maneira que esta toca em um ponto a margem esquerda conforme mostrado na figura abaixo.