Qual a energia mínima necessária para quebrar totalmente a ligação timina-adenina?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. A pergunta é sobre qual é a energia mínima necessária para quebrar totalmente a ligação entre timina (T) e adenina (A) no DNA. A matéria envolvida aqui é a química das ligações de hidrogênio que mantêm as bases nitrogenadas unidas no DNA. Para resolver isso, vamos precisar saber quantas ligações de hidrogênio existem entre T e A e qual a energia de cada uma delas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que no DNA, a timina (T) se emparelha com a adenina (A) através de duas ligações de hidrogênio. Essas ligações são relativamente fracas comparadas às ligações covalentes, mas são suficientes para manter a estrutura da dupla hélice.

Passo 3

Agora, precisamos saber a energia de uma ligação de hidrogênio. Em média, cada ligação de hidrogênio tem uma energia de aproximadamente 30 kJ/mol. Essa energia pode variar um pouquinho dependendo das condições, mas 30 kJ/mol é um bom valor para usar nos nossos cálculos.

Passo 4

Como a ligação entre T e A é formada por duas ligações de hidrogênio, a energia total necessária para quebrar completamente essa ligação será o dobro da energia de uma única ligação de hidrogênio. Ou seja:

Resposta

A energia mínima necessária para quebrar totalmente a ligação timina-adenina é de aproximadamente 60 kJ/mol.

Exercícios relacionados

A e 1 atm , a entropia da água líquida é mol. Calcule a entropia do vapor de água a e . Os dados sāo: e mol no ponto de ebulição, . O vapor de água pode ser assumido como sendo um gis ideal.
Os valores dados em (a) e. (b) são para um mol de S , isto é, para 32 g ; entretanto, na forma cristalina e líquida, a molécula é . Converta os valores nas partes (a) e (b) levando em conta que é . (Esses valores sio mais representativos da ordem de grandeza usual das entropias de fusão e transição.)
No ponto de ebuliçõo, , o calor de vaporização do é de . Calcule .
Qual é a variação de entropia se um mol de água for aquecido de , sob pressiao constante; mol.