A equação horária de um movimento é , onde é dado em metros e em segundos. Determine o instante em que a velocidade escalar se anula.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem a equação da posição de um objeto em movimento, que é , onde está em metros e em segundos. O que a gente precisa descobrir é em que instante ( ) a velocidade desse objeto é zero. Para resolver isso, vamos usar conceitos de cálculo, especificamente a derivada, que nos ajuda a encontrar a velocidade a partir da posição.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que a velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo. Então, se é a posição, a velocidade é dada por:
Isso significa que precisamos calcular a derivada da função .

Passo 3

Vamos calcular a derivada termo a termo:
  • A derivada de uma constante ( ) é zero.
  • A derivada de é , porque a derivada de é 1 e multiplicamos pelo coeficiente.
  • A derivada de é , usando a regra da potência (multiplicamos o expoente pela constante e diminuímos o expoente em 1).
Então, temos:

Passo 4

Agora que temos a expressão da velocidade , queremos encontrar o instante em que essa velocidade é zero. Ou seja, vamos resolver a equação:

Passo 5

Vamos resolver para :

Resposta

A velocidade escalar se anula no instante segundo.

Exercícios relacionados

Um automóvel percorre metade de sua trajetória com velocidade escalar média de e a outra metade com velocidade escalar média de . Determine a velocidade escalar média em toda a trajetória.
Uma atiradora de elite atira com um rifle em pé com a parte traseira da arma apoiada em seu ombro. Se o momento de avanço de uma bala é o mesmo que o momento de recuo da arma, por que é tão menos perigoso ser atingido pela arma do que pela bala?
Considere dois ônibus, de 25 metros de comprimento cada, se deslocando em sentidos opostos em uma mesma rodovia, um com velocidade escalar constante de e o outro de , em valor absoluto. Um passageiro, viajando no último banco de um dos ônibus, resolve cronometrar o tempo decorrido até que os veículos se cruzem completamente, e encontra o intervalo de 30 s . Determine a distância, em km, de separação dos dois ônibus, no início da cronometragem.
Um avião voando horizontalmente a 4.000 m de altitude numa trajetória retilínea com velocidade constante, passou por um ponto A e depois por um ponto B situado a 3.000 m do primeiro. Um observador no solo, parado no ponto verticalmente abaixo de B, começou a ouvir o som do avião, emitido em A, 4,00 segundos antes de ouvir o som do avião o som proveniente de B. Se a velocidade do som no ar era de , qual era a velocidade do avião?