Em um escoamento a montante em regime permanente, a massa específica é 1 , a velocidade é , e a área é . A jusante, a velocidade é , e a área é . Qual é a massa específica a jusante?

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos um problema de escoamento em regime permanente, ou seja, nada está mudando com o tempo. A matéria que vamos usar aqui é a Conservação da Massa, que basicamente diz que a massa que entra num sistema deve ser igual à massa que sai. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula da taxa de fluxo de massa:
onde:
  • é a taxa de massa,
  • é a massa específica,
  • é a área,
  • é a velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a taxa de fluxo de massa a montante (antes da diminuição). Temos:
  • ,
  • ,
  • .
Aplicando a fórmula:

Passo 3

Agora, vamos usar a mesma ideia para a jusante (depois da diminuição). Sabemos que a taxa de massa deve ser a mesma, então:
Ou seja:

Passo 4

Vamos resolver essa equação para encontrar :
Dividindo ambos os lados por 375:

Resposta

A massa específica a jusante é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um tanque cilíndrico de diâmetro , possui o esgoto por uma abertura de diâmetro mm , em seu fundo. A velocidade do líquido saindo do tanque é aproximadamente , em que y é a altura do fundo do tanque à superfície livre. Se o tanque inicialmente está cheio com água a , determine a profundidade da água em e . Trace o gráfico de y (m) em função de t para os primeiros 180 segundos.
O fluxo na entrada entre as placas paralelas é uniforme com , enquanto que o fluxo a jusante desenvolve um perfil parabólico laminar ), onde a é uma constante. Se , calcule á.
Um tanque, com volume de , contém ar comprimido. Uma válvula é aberta e o ar escapa com velocidade de através de uma abertura de de área. A temperatura do ar passando pela abertura é igual a e a pressão absoluta é 300 kPa . Determine a taxa de variação da massa específica do ar no tanque nesse instante.
Um tanque de volume fixo contém salmoura com massa específica inicial, , maior que a da água. Água pura entra no tanque em regime permanente e misturasse perfeitamente com a salmoura. O nivel do liquido no tanque permanece constante. Deduza expressões para (a) a taxa de variação da massa especifica da mistura liquida no tanque, e (b) o tempo requerido para que a massa especifica dessa mistura atinja o valor , sendo .