Escreva a equação de HendersonHasselbalch para uma solução de ácido fórmico. Calcule o quociente ]/[ nas seguintes situações: ;

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos que escrever a equação de Henderson-Hasselbalch para uma solução de ácido fórmico e calcular a razão quando o pH é 3,00.
Nesse processo, vamos precisar saber sobre equilibrios ácido-base e como a equação de Henderson-Hasselbalch nos ajuda a relacionar o pH com as concentrações das espécies ácida e básica.

Passo 2

A equação de Henderson-Hasselbalch é uma ferramenta útil para relacionar o pH de uma solução com o pKa do ácido e a razão entre as concentrações da base conjugada e do ácido. A fórmula é:
Á
No caso do ácido fórmico ( ), a base conjugada é o formiato ( ).

Passo 3

Vamos reorganizar a equação de Henderson-Hasselbalch para encontrar a razão :
Para eliminar o logaritmo, usamos a função inversa (10 elevado a ambos os lados):

Passo 4

Agora, precisamos do valor do do ácido fórmico. Sabemos que o do ácido fórmico é aproximadamente 3,75.
Substituindo os valores na equação:

Passo 5

Calculando :

Resposta

A razão é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Escreva a equação de HendersonHasselbalch para uma solução de ácido fórmico. Calcule o quociente ]/[ nas seguintes situações:
a) escreva a fórmula estrutural da substância ;
b) explique por que o aluno obteve apenas um alceno como produto, apesar de ter partido de três alcenos diferentes.
Escreva a equação de HendersonHasselbalch para uma solução de ácido fórmico. Calcule o quociente ]/[ nas seguintes situações: .
Sabendo-se que o pKb para o íon nitrito é 10,85, calcule a razão entre o ácido nitroso e o íon nitrito numa solução de nitrito de sódio em: