(a) Escreva a porcentagem de estrôncio-90 restante, P, em função dos anos t, desde o acidente nuclear. (Sugestão: Quando t = 0, há 100% do contaminante presente.)

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para escrevermos a porcentagem de estrôncio-90 que resta, chamada de , em função dos anos desde o acidente nuclear. Sabemos que quando , temos 100% do contaminante. Para resolver isso, vamos usar a teoria do decaimento radioativo, que nos ajuda a entender como substâncias como o estrôncio-90 diminuem ao longo do tempo.

Passo 2

Primeiro, precisamos saber a meia-vida do estrôncio-90. A meia-vida é o tempo que leva para metade da quantidade inicial de uma substância radioativa se decompor. A meia-vida do estrôncio-90 é de aproximadamente 28,8 anos.

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula do decaimento exponencial, que é:
Onde:
  • é a porcentagem restante após tempo
  • é a porcentagem inicial (que é 100%)
  • é a meia-vida da substância (28,8 anos)
  • é o tempo decorrido

Passo 4

Substituindo os valores que temos na fórmula:

Passo 5

Para simplificar, podemos reescrever a fração como uma potência de 2:
Essa é a expressão que mostra a porcentagem de estrôncio-90 restante após anos desde o acidente nuclear.

Resposta

A porcentagem de estrôncio-90 restante após anos é dada por:

Exercícios relacionados

Um trator, após a compra, terá seu valor depreciado a uma taxa de 10 % a.a… Sabendo que seu valor pode ser expresso por uma função exponencial e que o valor de compra é de R. Obtenha o valor Obtenha o valor como função do tempo como funcao do tempo em anos após a compra do trator.
Num dos supermercados de Luanda, Otchali comprou 3 chocolates e um pacote de bolachas por 190,00 kz. Mais tarde Kyame, irmão de Otchali comprou no mesmo supermercado um doocolate e um pacote de bolachas, pagando um total de 90,00 kz. Escreva o sistema de equações que representa as condições do problema, e determine o valor de cada doce.
Encontre o domínio de existência das seguintes funções:
(a) f(x) = 3 - 4 x
(f) g(x) = raiz(x^2 - 3x + 2)
(b) f(x) = 1 - 3x - x^2
(g) g(x) = raiz(|x|)
(k) F(x) = raiz((x^2 - 4) / (x + 2))
© F(x) = raiz(3 x + 9)
(h) g(x) = raiz(-x)
(d) f(t) = 4 / (3 - t)
(i) h(t) = 1 / |t^2 - pi|
(1) G(t) = 2 / raiz(9 t^2 - 25)
(e) g(x) = 1 - raiz(x)
(j) h(t) = t/|t|
(m) H(x) = log10(2x^2 + 5x - 3)
Uma calha de 300 cm de comprimento deve ser construída com uma folha de metal de largura 45 cm dobrando-se para cima 1/3 da folha de cada lado, fazendo-se um ângulo theta com a horizontal. Determine a função que modela o volume água que a calha carrega em função de theta.