Para estimar a porcentagem de alunos de um curso favoráveis à modificação do currículo escolar, tomou-se uma amostra de 100 alunos, dos quais 80 foram favoráveis.
(a) Construir um intervalo de confiança para proporção de todos os alunos do curso favoráveis à modificação com nível de confiança , com . Interprete;
(b) Qual o valor do erro de estimação cometido no item anterior?
(R:(a)

Passo 1

Então, no enunciado a gente tem uma amostra de 100 alunos, dos quais 80 são favoráveis à modificação do currículo escolar. O assunto aqui é Estatística, mais especificamente sobre como construir um intervalo de confiança para uma proporção. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula do intervalo de confiança e entender o que significa o nível de confiança dado, que nesse caso é .

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar a proporção de alunos favoráveis na amostra. Como 80 de 100 alunos são favoráveis, a proporção amostral ( ) é:

Passo 3

O próximo passo é identificar o nível de confiança. Aqui, significa que queremos ter 96% de certeza de que o intervalo que vamos calcular realmente contém a verdadeira proporção de todos os alunos favoráveis.

Passo 4

Para construir o intervalo de confiança para uma proporção, usamos a seguinte fórmula:
Onde:
  • é a proporção amostral (0,8)
  • é o valor crítico da distribuição normal para o nível de confiança escolhido
  • é o tamanho da amostra (100)

Passo 5

Com , temos . Procurando na tabela Z, o valor correspondente a (porque é 1 - 0,02) é aproximadamente .

Passo 6

Agora, substituímos os valores na fórmula:
Calculando a raiz quadrada:
Então:

Resposta

(a) O intervalo de confiança é .
(b) O erro de estimação é .

Exercícios relacionados

Suponha que a variável produção de milho em uma parcela, tenha uma distribuição normal com média 8 kg e desvio padrão 2 kg . Num experimento envolvendo o cultivar em questão (milho), são plantadas 4 parcelas . Calcule a probabilidade de a média das produções das quatro parcelas estar entre 6 e 10 kg . (R:0,9545)
Sendo (Normal com média 90 e variância 100), calcule:
(a)
(b)
©
(d)
(e)
(f) O valor de tal que .
(R:(a)0,9938 (b) 0,8413 © 0,0668 (d)0,06687 (e) 0,6826 (f) 1,96 )
Sabe-se que 30% dos pacientes submetidos a uma certa cirurgia, através de uma técnica tradicional, apresentam um problema pós-operatório. Uma equipe médica garante ter desenvolvido uma nova técnica que elimina esse problema em mais de dos casos. Um hospital resolve por a prova a afirmação da equipe, aplicando a nova técnica em 25 pacientes e adotando-a se no máximo 4 pacientes apresentarem o problema.
(a) Formule esse problema como um problema de teste de hipóteses. (Quem é p?)
(b) Interprete os erros de tipo I e de tipo II.
© Qual a região crítica e o nível de significância?
(d) Se a técnica resolve o problema em dos pacientes, qual a probabilidade dela não ser adotada?
(R: © (d) 1 )
Uma determinada organização de consumidores normalmente reporta o número de defeitos graves de cada carro novo examinado. Suponha que o número de tais defeitos de certo modelo seja uma variável aleatória com valor médio 3,2 e desvio padrão 2,4. Dentre 100 carros selecionados aleatoriamente desse modelo, qual é a probabilidade de o número médio da amostra de defeitos graves exceder 4? (R:0,0004)