Estime o tempo que a luz do sol leva para chegar à Terra (ordem de grandeza). Estime o tempo para a luz da estrela mais próxima chegar à Terra.

Passo 1

Então, vamos estimar dois tempos: o tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra e o tempo que a luz da estrela mais próxima leva para chegar até a gente. Para isso, vamos precisar conhecer a distância entre esses corpos celestes e a velocidade da luz. A gente vai usar a fórmula básica de tempo, que é a distância dividida pela velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra. Sabemos que a distância média entre a Terra e o Sol é de aproximadamente Tempo = DistânciaVelocidade ô, que é cerca de Tempo = 150 times 10^6 , km3 times 10^5 , km/s = 500 , segundos õô. A velocidade da luz é 500 , segundos div 60 approx 8 , minutos .
Usando a fórmula:
â
Convertendo segundos para minutos:

Passo 3

Agora, vamos estimar o tempo que a luz da estrela mais próxima da Terra leva para nos alcançar. A estrela mais próxima é Próxima Centauri, que está a aproximadamente 1 , ano-luz = c times tempo de um ano de distância. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano.
Sabemos que:
Como queremos o tempo, não precisamos converter a distância, já que a definição de ano-luz já relaciona distância e tempo para a luz.
Portanto, a luz de Próxima Centauri leva cerca de para chegar até a Terra.

Resposta

A luz do Sol leva aproximadamente 8 minutos para chegar à Terra, e a luz da estrela mais próxima, Próxima Centauri, leva cerca de 4,3 anos para nos alcançar.

Exercícios relacionados

Se a posição de um objeto é dada por x(2,0 m / s^3) t^3, determine (a) a velocidade média e a aceleração média entre t= 1 e t=2 se(b) a velocidade instantânea e a aceleração instantânea em t=1 e t=2 s. © Compare as quantidades médias e instantâneas e, em cada caso, explique por que a maior delas é maior.
A posição de uma partícula que se move ao longo do eixo x é dada por x=A+B t^3, onde A=9,75 cm e B=1,50 cm / s^3. Considere o intervalo de tempo t=2 até t=3 se calcule © a velocidade instantânea em t=3 s;
(a) Mostre que a expressão psi(z, t)=A e^-(2 z+3 t)^2 é uma onda progressiva
Prove que uma onda harmônica progressiva pode ser descrita alternativamente por:
a) psi(x, t)=A sen[2 pi(xlambda pm ttau)]