Um estudo ambiental de uma certa comunidade sugere-se que o nível médio diário de monóxido de carbono no ar seja dado por onde t é o tempo em anos. Qual a taxa instantânea de monóxido de carbono em 8 anos?

Passo 1

Beleza! Vamos resolver esse exercício juntos. O enunciado nos dá uma função que representa o nível médio diário de monóxido de carbono no ar ao longo do tempo, , onde é o tempo em anos. A matéria que vamos usar aqui é Cálculo Diferencial, especificamente a derivada, para encontrar a taxa instantânea de monóxido de carbono após 8 anos. Vamos precisar calcular a derivada da função e depois avaliar essa derivada no ponto .

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a derivada de uma função nos dá a taxa de variação instantânea dessa função em relação a uma variável, que nesse caso é o tempo . Então, queremos encontrar , que é a derivada de em relação a .

Passo 3

A função é uma fração, ou seja, uma função racional. Para derivar uma função desse tipo, usamos a Regra do Quociente, que é aplicada quando temos uma função dividida por outra. A regra diz que se , então:

Passo 4

Vamos identificar as partes da nossa fun��ão:
Agora, precisamos encontrar as derivadas de e .

Passo 5

Calculando :
Calculando :

Passo 6

Agora, aplicamos a Regra do Quociente:

Passo 7

Vamos simplificar o numerador passo a passo:
Primeiro, multiplicamos os termos:
Agora, Subtraímos:

Passo 8

Substituindo de volta na expressão da derivada:

Passo 9

Agora que temos a derivada, queremos encontrar a taxa instantânea em anos. Basta substituir na expressão de :

Resposta

A taxa instantânea de monóxido de carbono em 8 anos é unidades por ano.

Exercícios relacionados

Se uma bola for empurrada ladeira abaixo, sobre um plano inclinado, a uma velocidade inicial de a distância em que ela terá rolado, após t segundos, será dada por .
b) Quão longe ela estará do ponto de partida quando sua velocidade atingir ?
Um forno industrial assa seus produtos à temperatura constante de 608 graus centígrados. A temperatura do forno, desde o início em que é ligado até atingir a temperatura de funcionamento, é dada por:
em minutos em graus Celcius.
c) Calcule a variação instantânea da temperatura para .
Um reservatório de água está sendo esvaziado. A quantidade de água no reservatório, em litros, horas após o escoamento ser começado é dado por . Calcule a variação do volume da água para horas de escoamento.
Uma cisterna está sendo esvaziada para limpeza. A quantidade de água na cisterna, em litros, horas após o escoamento é dada por . Determinar:
c) A quantidade de água que sai da cisterna nas 5 primeiras horas.