Em um exame realizado em um laboratório para se determinar a quantidade de iodeto de potássio em diversas marcas de sal de cozinha, chegou-se aos seguintes valores, em miligramas:
Testar a hipótese de que a variância é de , contra a hipótese de que seja:
c) Abaixo deste valor, dado .

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos um exercício de Estatística que envolve testar a variância de uma amostra. O enunciado nos dá uma série de valores em miligramas referentes à quantidade de iodeto de potássio em diferentes marcas de sal de cozinha. Nosso objetivo aqui é verificar, com um nível de confiança de 95% (já que α = 5%), se a variância da população é abaixo de 13,5 mg². Para isso, vamos precisar usar o teste qui-quadrado para variância.

Passo 2

Primeiro, vamos organizar os dados que temos:
Temos um total de 15 observações.

Passo 3

Vamos calcular a média ( ) dos nossos dados:
Fazendo as contas:

Passo 4

Agora, vamos calcular a variância amostral ( ):
Vamos calcular cada :
Somando todos esses valores:
Então:

Passo 5

Vamos agora formular as hipóteses para o teste:
  • Hipótese Nula ( ): A variância é igual a 13,5 mg², ou seja,
  • Hipótese Alternativa ( ): A variância é menor que 13,5 mg², ou seja,

Passo 6

Utilizaremos o teste qui-quadrado para variância. A estatística do teste é dada por:
Onde:
Substituindo:

Passo 7

Agora, vamos encontrar o valor crítico da distribuição qui-quadrado para e graus de liberdade. Como a hipótese alternativa é “menor que”, vamos procurar o valor crítico à esquerda.
Consultando a tabela qui-quadrado, encontramos:

Passo 8

Comparamos a estatística do teste com o valor crítico:
Como nossa estatística está acima do valor crítico, não rejeitamos a hipótese nula.

Resposta

Com base nos cálculos, não há evidências suficientes para afirmar que a variância é menor que 13,5 mg² ao nível de significância de 5%. Portanto, não rejeitamos a hipótese nula.

Exercícios relacionados

Uma Universidade declara que dos candidatos que se inscrevem no vestibular preferem concorrer para os cursos de engenharia. Você decide testar
essa afirmação e entrevista 200 candidatos, dentre os quais, preferem concorrer para engenharia. Com , há evidências o bastante para apoiar essa afirmação?
Uma amostra de 20 elementos forneceu um peso médio de 68 kg , com desviopadrão . Efetuar, ao nível de de significância, a hipótese de que o peso médio é de 70 kg ? (efetuar os três testes).
Um fabricante informa que os pregos de sua fabricação contêm, no máximo de defeituosos. Ao receber uma remessa destes pregos, o cliente selecionou uma amostra aleatória de 200 pregos, encontrando 6 defeituosos. Testa r a hipótese de que a proporção dos pregos defeituosos é de contra a hipótese de que seja.
c) Menor que
Um departamento de engenharia e uma Universidade reporta que o custo médio para se produzir um determinado tipo de cimento custa em torno de . Você acredita que esse valor está incorreto, então você seleciona uma amostra aleatória de 900 tipos de cimento produzidos segundo o valor dado e descobre que a média dos custos é com desvio padrão de . Com 0,05 , há evidências suficiente para concluir que a média do custo é diferente de .