Exemplos de exercícios que aborda o efeito da temperatura na solubilidade de um precipitado: A solubilidade do nitrato de prata em água a é . A dissolução de requer . Estime qualitativamente como a solubilidade de mudará se a temperatura for aumentada para . Explique o raciocínio.

Passo 1

Vamos resolver um exercício que trata de como a temperatura afeta a solubilidade de um composto, no caso, o nitrato de prata ( ). Para isso, vamos precisar entender conceitos de termodinâmica, como entalpia de dissolução, e como a solubilidade de uma substância pode variar com a temperatura.

Passo 2

Primeiro, sabemos que solubilidade é a quantidade de uma substância que pode se dissolver em um solvente a uma determinada temperatura. Aqui, a solubilidade do nitrato de prata em água a é de .

Passo 3

O enunciado nos mostra que a dissolução de requer uma entalpia positiva ( ). Isso significa que o processo de dissolução é endotérmico, ou seja, absorve calor.

Passo 4

Segundo o Princípio de Le Chatelier, se adicionarmos calor a um sistema endotérmico, o sistema tende a absorver mais calor favorecendo a reação que consome esse calor. No nosso caso, isso significa que aumentando a temperatura, a dissolução do será favorecida.

Passo 5

Como a dissolução absorve calor, ao aumentarmos a temperatura para , estaremos fornecendo mais energia para que mais se dissolva na água.

Resposta

Aumentando a temperatura para , a solubilidade do em água aumentará.

Exercícios relacionados

Exercícios que abordam a atividade, coeficiente de atividade e força iônica: Determinar o coeficiente de atividade médio de uma solução de
Exercícios que abordam a atividade, coeficiente de atividade e força iônica: Determinar o coeficiente de atividade médio de uma solução de HCl
Apresente as constantes e . Mostre a dedução.
Calcule as concentrações de equilíbrio para e HI a 700 K , considerando que as concentrações iniciais são: . A constante de equilíbrio Kc para a reação é 57,0 a 700K.