Explique qualitativamente por que a frequência ouvida é aparentemente maior que a frequência emitida quando a fonte sonora se aproxima do ouvinte. Explique qualitativamente por que a frequência ouvida é aparentemente maior que a frequência emitida quando o ouvinte se aproxima da fonte sonora.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para explicar de forma qualitativa por que a frequência que a gente ouve é maior que a emitida quando a fonte sonora se aproxima de quem ouve e também quando quem ouve se aproxima da fonte sonora. Isso tá ligado ao que a gente chama de Efeito Doppler, que é um conceito da física que descreve como a frequência das ondas muda dependendo do movimento relativo entre a fonte e o observador.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre quando a fonte sonora se aproxima do ouvinte. Imagina que você está parado e um carro como-descendo estiver se aproximando. As ondas sonoras que o carro emite ficam mais próximas umas das outras à medida que o carro se aproxima. Isso acontece porque a fonte está “alargando” as ondas na direção oposta ao movimento, fazendo com que elas se comprimam na direção do ouvinte.

Passo 3

Devido a essa compressão das ondas sonoras, a frequência percebida pelo ouvinte aumenta. Lembre-se que frequência é o número de ondas que chegam em um certo tempo. Como as ondas estão mais próximas, mais ondas chegam por segundo, o que faz o som parecer mais agudo.

Passo 4

Agora, vamos para a situação em que o ouvinte se aproxima da fonte sonora. Aqui, o movimento é do lado do ouvinte. Mesmo que a fonte esteja emitindo ondas com a mesma frequência, o ouvinte está se movendo em direção às ondas que vêm da fonte. Isso faz com que o ouvinte intercepte as ondas mais rapidamente, aumentando também a frequência percebida.

Passo 5

Em ambos os casos, seja a fonte se movendo em direção ao ouvinte ou o ouvinte se movendo em direção à fonte, o resultado é que as ondas sonoras chegam mais rápido ao ouvido, aumentando a frequência percebida. Isso tudo faz com que o som pareça mais agudo do que o que está sendo realmente emitido.

Resposta

Então, resumindo, a frequência que a gente ouve é maior que a emitida tanto quando a fonte sonora se aproxima do ouvinte quanto quando o ouvinte se aproxima da fonte devido ao Efeito Doppler, que faz com que as ondas sonoras se comprimam, aumentando a frequência percebida.

Exercícios relacionados