Faça a distribuição eletrônica do Ce do O. Em seguida, combine os orbitais atômicos para gerar uma molécula de CO. Quais orbitais atômicos são utilizados?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! Primeiro, temos que fazer a distribuição eletrônica do Oxigênio (O). Depois, vamos combinar os orbitais atômicos para formar a molécula de CO (monóxido de carbono). Para isso, vamos precisar entender a configuração eletrônica e como os orbitais se combinam nas moléculas.
Passo 2
Vamos começar pela distribuição eletrônica do Oxigênio. O Oxigênio tem número atômico 8, o que significa que ele tem 8 elétrons. A distribuição desses elétrons nos orbitais fica assim:
Explicando:
- 1s²: Os dois primeiros elétrons ocupam o orbital 1s.
- 2s²: Os próximos dois elétrons vão para o orbital 2s.
- 2p⁴: Os últimos quatro elétrons ficam distribuídos nos três orbitais 2p.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre como os orbitais atômicos se combinam para formar a molécula de CO. Quando dois átomos se ligam para formar uma molécula, seus orbitais atômicos se sobrepõem para formar orbitais moleculares. No caso do CO, temos carbono © e oxigênio (O) combinando seus orbitais.
Passo 4
Para formar a molécula de CO, os orbitais atômicos que participam da ligação são:
- Orbitais 2s e 2p do Carbono: O carbono tem configuração eletrônica
. Seus orbitais 2s e 2p estão disponíveis para formar ligações. - Orbitais 2s e 2p do Oxigênio: Já vimos que o oxigênio tem configuração
. Ele também utiliza seus orbitais 2s e 2p para se ligar.
Resposta
Os orbitais atômicos utilizados na formação da molécula de CO são os orbitais 2s e 2p tanto do Carbono quanto do Oxigênio.
Exercícios relacionados
Faça a distribuição eletrônica das moléculas:
Faça a distribuição eletrônica das moléculas:
Faça a distribuição eletrônica das moléculas:
NO
NO
Uma lâmpada de
emite luz violeta de comprimento de onda 420 nm . Quantos fótons de luz violeta a lâmpada pode gerar em 2,0 s? Quantos mols de fótons são emitidos nesse intervalo?