Fatore as expressões.
x y z + 2 x y + 3 x.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de fatoração! A gente tem a expressão . Vou te mostrar passo a passo como fatorar isso. Para isso, vamos precisar usar o princípio do fator comum, que é encontrar um termo que está presente em todos os termos da expressão e colocá-lo em evidência.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar para cada termo da expressão , e . Perceba que o está presente em todos eles. Então, vamos tirar o como fator comum:

Passo 3

Agora, vamos analisar o que está dentro do parênteses: . Vamos ver se conseguimos fatorar mais algum termo. Observamos que o está presente nos dois primeiros termos dentro do parênteses.
Então, podemos tirar o de :
Então, substituindo de volta na expressão, temos:

Passo 4

Porém, olhando bem, percebemos que não dá para fatorar mais nada dentro dos parênteses. Portanto, a expressão já está fatorada da melhor forma possível.

Resposta

A expressão fatorada é .

Exercícios relacionados

Um retângulo está crescendo de tal modo que, quando seu comprimento mede 5 cm e sua largura mede 2 cm , o comprimento está crescendo a uma taxa de 3 cm/s e a largura está crescendo a uma taxa de 4 cm/s. Nesse instante, a área do retângulo está crescendo a uma taxa de \lim_{x \to 0} \frac{\sen(x)}{x} = 1 .
Descreva a maior região na qual a função f é contínua.
b) f(x, y, z) = (y + 1) / (x^2 + z^2 - 1).
Suponha que z=x / y, onde x e y são funções diferenciáveis de u e v tais que x=3, y=1, partial x / partial u=4, partial x / partial v=-2, partial y / partial u=1 e partial y / partial v=-1 quando u=2 e v=1. Se u=2 e v=1, então partial z / partial u= e partial z / partial v= cdot
Fatore as expressões.
x^2 - y^2.