Uma fenda única forma um padrão de difração, com o primeiro mínimo a um ângulo de 22,0 o do máximo central, quando é usada a luz monocromática de 682 nm de comprimento de onda. A mesma fenda, iluminada por uma nova fonte de luz monocromática, produz um padrão de difração com o 2o mínimo a um ângulo de 27,76 o do máximo central. Qual é o comprimento de onda (em nm) dessa nova luz?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre difração em uma fenda única. A gente tem duas situações:
  1. Uma luz com comprimento de onda de 682 nm formando o primeiro mínimo a 22,0°.
  2. A mesma fenda iluminada por outra luz, onde o segundo mínimo aparece a 27,76°.
    Queremos descobrir o comprimento de onda dessa nova luz. Para isso, vamos usar as fórmulas da difração em fendas únicas e relacionar os ângulos dos mínimos com os comprimentos de onda.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula que descreve os mínimos no padrão de difração de uma fenda única:
Aqui:
  • é a largura da fenda,
  • é o ângulo do mínimo,
  • é a ordem do mínimo (1 para o primeiro, 2 para o segundo, etc.),
  • é o comprimento de onda da luz.

Passo 3

Vamos usar a primeira situação para encontrar a largura da fenda . Sabemos que para o primeiro mínimo ( ) com e nm:
Agora, isolamos :
Calculando o seno de 22,0°:
Então:

Passo 4

Agora, vamos para a segunda situação. Queremos encontrar o novo comprimento de onda que causa o segundo mínimo ( ) a . Usando a mesma fórmula:
Já sabemos que , então:
Calculando o seno de 27,76°:
Então:
Isolando :

Resposta

O comprimento de onda da nova luz é aproximadamente 428 nm.

Exercícios relacionados

Um fio é dobrado na forma de um polígono regular de n lados inscritos em um círculo de raio a. Se este fio for percorrido por uma corrente i, determine o valor de B no centro do polígono. Mostre que seu resultado tende para o valor correspondente a uma espira circular quando n tende para o infinito.
Em um condutor cilíndrico maciço de raio b flui uma corrente total através da seção reta do mesmo. A densidade de corrente varia com a distância ao eixo do cilindro de acordo com a relação j=Ar, em que r é a distância ao eixo central e A é uma constante. (b) determine o módulo da indução magnética para os pontos externos ao condutor, ;
Um sistema de fendas possui separação entre fendas e fendas com largura . Ondas planas com intensidade e comprimento de onda incidem normalmente sobre esse sistema. A separação angular das linhas depende somente de:
Escolha uma opção:
a.
e
b.
e
c.
e
d.
e
e.
e
Uma rede de difração de largura produz um desvio em segunda ordem de uma luz de comprimento de onda . O número total de ranhuras na rede é dado por:
Escolha uma opção:
a.

b.

c.

d.

e.