A figura mostra a estrutura simplificada de uma molécula de água. A distância entre os átomos é dada por . Cada átomo de hidrogênio possui massa igual a , e o átomo de oxigênio possui massa igual a . Calcule as coordenadas, e y, da posição do centro de massa da molécula de água.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício sobre a molécula de água. O enunciado diz que a distância entre os átomos é metros. Cada átomo de hidrogênio tem massa de 1,0 u e o átomo de oxigênio tem massa de 16,0 u. Nosso objetivo é calcular as coordenadas e do centro de massa dessa molécula. Para resolver isso, vamos usar o conceito de centro de massa e a fórmula que relaciona as massas e as posições dos diferentes componentes.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é o centro de massa. O centro de massa é um ponto que pode ser considerado como o “equilíbrio” de toda a distribuição de massas de um sistema. Para calcular as coordenadas e do centro de massa, usamos as seguintes fórmulas:
Onde são as massas dos átomos e são as coordenadas de cada átomo.

Passo 3

Vamos definir um sistema de coordenadas para facilitar os cálculos. Vamos colocar o átomo de oxigênio no ponto de origem, ou seja, . Agora, supondo que os átomos de hidrogênio estejam posicionados igualmente em relação ao oxigênio ao longo do eixo . Então, um hidrogênio estará em e o outro em .

Passo 4

Agora, vamos atribuir as massas aos pontos. Temos:
  • Oxigênio: u em
  • Hidrogênio 1: u em
  • Hidrogênio 2: u em

Passo 5

Vamos calcular a soma das massas:

Passo 6

Agora, calculamos a soma de :

Passo 7

De forma similar, calculamos a soma de :

Resposta

As coordenadas do centro de massa da molécula de água são .

Exercícios relacionados

Na Figura, o bloco 1 tem massa , o bloco , e a polia, que está montada em um eixo horizontal com atrito desprezível, tem raio cm . Quando o sistema é liberado a partir do repouso, o bloco 2 cai em sem que a corda deslize na borda da polia. Qual a energia cinética armazenada na polia no in qual o torque de cada força ( e ) em relação ao eixo de rotação da polia?
Duas bolas com massas M e m são conectadas por uma barra rígida de comprimento L e massa desprezível, como mostrado na Figura. Para um eixo perpendicular à barra, (b) mostre que este momento de inércia é . onde .
A posição angular de um ponto de uma roda é dada por , em que está em radianos e t em segundos. Em , qual é (a) a posição e (b) qual a velocidade angular do ponto?
A posição angular de um ponto de uma roda é dada por , em que está em radianos e t em segundos. Qual é © a velocidade angular e (d) a aceleração angular em s? (e) A aceleração angular da roda é constante?