Um fio de aço é esticado por uma força de 88 N . Calcular o valor da velocidade de propagação de uma onda transversal no fio, sabendo-se que o seu comprimento é de e sua massa é .

Passo 1

Então, vamos lá! Você tem um problema onde um fio de aço está sendo esticado com uma força de 88 N. O comprimento do fio é de 1,5 metros e sua massa é de 0,03 kg. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a velocidade com que uma onda transversal se propaga nesse fio. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre como as ondas se comportam em fios esticados, usando fórmulas de física básica.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a densidade linear de massa do fio, que é a massa por unidade de comprimento. Isso é importante porque a densidade linear afeta diretamente a velocidade da onda no fio.
A fórmula para a densidade linear ( ) é:
Onde:
  • é a massa do fio (0,03 kg)
  • é o comprimento do fio (1,5 m)

Passo 3

Vamos calcular agora:
Então, a densidade linear do fio é de 0,02 kg/m.

Passo 4

Agora, vamos usar a fórmula para a velocidade de propagação de uma onda transversal em um fio esticado:
Onde:
  • é a tensão no fio (88 N)
  • é a densidade linear que calculamos (0,02 kg/m)

Passo 5

Substituindo os valores na fórmula:

Resposta

A velocidade de propagação da onda transversal no fio é aproximadamente 66,33 metros por segundo.

Exercícios relacionados

A velocidade de uma onda de rádio no vácuo (a mesma que a velocidade da luz) é igual a . Ache o comprimento de onda para a) uma emissora de rádio com frequência igual a 540 kHz : b) uma emissora de rádio FM com frequência igual a 104.5 MHz .
Desde que a amplitude seja suficientemente grande. O ouvido humano pode detectar ondas longitudinais no intervalo aproximado entre 20 Hz e 20000 Hz . Calcule o comprimento de onda correspondente a estas frequências a) para ondas no ar (v ): b) para ondas na água
Um condutor cilíndrico muito longo de raio a, com seu eixo orientado ao longo do eixo z, suportado por discos isolantes, está no centro de um tubo também condutor, de raio interno b e raio externo c. O condutor interno possui uma densidade de corrente dada pela expressão
Por sua vez, o tubo transporta uma corrente de intensidade I uniformemente distribuída no tubo, porém de sentido contrário. Calcule o campo B nas regiões (b) ;
Um colega estudante com queda para matemática the diz que a função de onda de uma onda progressiva em uma corda fina é:
Sendo mais prático, você mede a corda para que ela tenha um comprimento de e uma massa de 0,00338 kg. Pede-se, então, que você calcule: a) amplitude; b) frequência; c) comprimento de onda; d) velocidade da onda; e) sentido em que a onda se desloca; f) tensão na corda; g) potência média transmitida pela onda.