Um fio de4,78 m de extensão é percorrido por uma corrente de 17,0A e faz um ângulo de com o campo magnético . Calcule a força magnética exercida pelo campo sobre o fio.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um fio com 4,78 metros de comprimento que está passando uma corrente de 17,0 A. Esse fio faz um ângulo de com um campo magnético de 3,70 T. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a força magnética que esse campo está exercendo sobre o fio. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula que relaciona força magnética, campo magnético, corrente elétrica, comprimento do fio e o ângulo entre eles.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula que relaciona esses elementos. A força magnética ( ) em um fio que carrega corrente , de comprimento , fazendo um ângulo com o campo magnético é dada por:
Aqui, é a função seno do ângulo entre o fio e o campo magnético.

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores que a gente tem na fórmula:
Então, a gente coloca tudo na equação:

Passo 4

Agora, vamos calcular passo a passo:
  1. Primeiro, calcula . Usando uma calculadora, .
  2. Multiplica todos os valores:
  1. Fazendo as contas:

Resposta

A força magnética exercida pelo campo sobre o fio é aproximadamente .

Exercícios relacionados

(a) Uma regra para encontrar a distância de um relâmpago é contar quantos segundos se passam, desde a visão do raio até ouvir o trovão e, então, dividir o número por cinco. O resultado é, por suposição, a distância em milhas. Explique o funcionamento dessa regra e determine percentagem de erro a . (b) Desenvolva uma regra semelhante, para obter a distância em quilômetros. Resp: a) ; b)
Coloca-se um diapasão na extremidade aberta de um tubo cilíndrico de altura , A frequência do diapasão vale . Começamos a introduzir água, lentamente, no interior do tubo. Determine os níveis da água para os quais ocorrerá ressonância. Considere a velocidade do som no ar . Resp. e
Prove que a inclinação de uma corda, em qualquer ponto, é numericamente igual à razão entre a velocidade transversal da partícula e a velocidade de propagação da onda naquele ponto.
Uma partícula carregada ( ) está se movendo em uma região onde existem um campo magnético e um campo elétrico, ambos uniformes. O campo . Em um certo instante, a velocidade da partícula é de . Qual é a força, em termos de vetores unitários, que age sobre a partícula, se o campo elétrico E for: a) , b) .