Quando uma fita de magnésio é mergulhada em uma solução aquosa de ácido clorídrico, ocorre a reação: Mg(s) 2HCl(ag) → MgCl2(aq) H2(g) A temperatura da solução e a concentração do ácido afetam a velocidade da reação de oxidação do magnésio. Considere as condições experimentais durante a oxidação da fita de magnésio, de acordo com os registros a seguir. O magnésio será oxidado, mais rapidamente, no experimento Escolha uma opção:
a. 1
b. 3
c. 2
d. 4
a. 1
b. 3
c. 2
d. 4
Passo 1
Beleza, vamos entender o que a questão tá falando. A gente tem uma fita de magnésio (Mg) mergulhada em ácido clorídrico (HCl) na água. A reação que acontece é:
A temperatura da solução e a concentração do ácido influenciam na velocidade com que o magnésio se oxida. Nosso objetivo é descobrir em qual dos experimentos (1, 2, 3 ou 4) o magnésio vai se oxidar mais rápido.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre velocidade de reação. Ela depende de fatores como:
- Concentração dos reagentes: Quanto mais concentrado o ácido, mais moléculas de HCl estão disponíveis para reagir com o Mg, acelerando a reação.
- Temperatura: Aumentar a temperatura dá mais energia para as moléculas, fazendo com que elas reajam mais rapidamente.
Passo 3
Então, pra saber qual experimento tem a reação mais rápida, a gente precisa ver qual tem maior concentração de HCl e temperatura mais alta. Esses dois fatores juntos fazem o magnésio se oxidar mais rápido.
Passo 4
Assumindo que os experimentos 1 a 4 variam esses parâmetros, o experimento com maior concentração de ácido e maior temperatura vai resultar na oxidação mais rápida do magnésio.
Resposta
A fita de magnésio será oxidada mais rapidamente no experimento b. 3.