A fluoresceína é um indicador de adsorção típico, que é útil para a titulação do íon cloreto com nitrato de prata. Em solução aquosa, a fluoresceína se dissocia parcialmente em íons hidrônio e íons fluoresceinato negativamente carregados que são verde-amarelados. O íon fluoresceinato forma um sal de prata de cor vermelha intensa. Entretanto, sempre que esse corante é utilizado como indicador, sua concentração nunca é grande o suficiente para que ele precipite como fluoresceinato de prata.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente recebeu um exercício que fala sobre a fluoresceína, um indicador usado na titulação de íons cloreto com nitrato de prata. O conteúdo aqui envolve química de soluções, especialmente conceitos de dissociação, formação de sais e precipitação. Para resolver, vamos precisar entender como a fluoresceína se comporta em solução aquosa e por que ela não chega a precipitar como fluoresceinato de prata mesmo quando é usada como indicador.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que a fluoresceína faz na água. Quando dissolvida, ela não fica toda na forma original. Ela se dissocia parcialmente, ou seja, algumas moléculas de fluoresceína se separam em íons. A equação simplificada fica assim:
Fluoresceína <=ftharpoons H^+ + Fluoresceinato^- í
Isso significa que cada molécula de fluoresceína libera um íon hidrônio ( ) e forma um íon fluoresceinato ( ) carregado negativamente, que tem uma cor verde-amarelada.

Passo 3

Agora, quando adicionamos nitrato de prata ( Ag^+ + Fluoresceinato^- Fluoresceinato de Prata ) à solução, o íon prata ( ) reage com o íon fluoresceinato. A reação forma um sal de prata de fluoresceinato:
Esse sal tem uma cor vermelha intensa, que é útil para indicar o ponto final da titulação, porque a mudança de cor sinaliza que todo o íon cloreto foi precipitado pelo nitrato de prata.

Passo 4

Porém, mesmo formando esse sal vermelho, a concentração da fluoresceína usada como indicador é sempre baixa. Isso quer dizer que a quantidade de íons fluoresceinato disponíveis não é suficiente para formar uma quantidade visível de fluoresceinato de prata que precipite da solução. Portanto, o sal permanece dissolvido e não forma um precipitado sólido.

Resposta

Resumindo, a fluoresceína atua como um indicador na titulação de cloreto com nitrato de prata dissociando-se em íons que reagem com o íon prata para formar um sal vermelho. Contudo, a concentração utilizada da fluoresceína é tão baixa que o sal formado permanece dissolvido, evitando a formação de um precipitado visível.

Exercícios relacionados

O cromato de sódio pode servir como um indicador para as determinações argentométricas de íons cloreto, brometo e cianeto por meio da reação com íons prata para formar um precipitado vermelhotijolo de cromato de prata (Ag2CrO4) na região do ponto de equivalência.
A constante de velocidade para a reação:
2 ICl+H2 longrightarrow I2+2 HCl
é 1,63 times 10^-1 dm^3 / mols s . A lei de velocidade é dada por velocidade =k[ICl][H2]. Qual a velocidade da reação para cada um dos conjuntos de concentrações a seguir?
Concentração de |c|c| hline Concentração de $ICl,(mold ^-3)$ & Concentração de $H2($ mol $^-3 dm^-3)$ hline 0,25 & 0,25 hline 0,25 & 0,50 hline 0,50 & 0,50 hline Concentração de mol.
0,25 0,25
0,25 0,50
0,50 0,50
A preparação de 2,00 L de HClO4 0,120 mol L^-1 a partir de um reagente comercial (HClO4 60% (m / m ) gravidade específica 1,60) necessita diluir 25 mL de reagente comercial a um volume de 2,0 L.
Enunciado: considere a reação de 100 mL de NaCl com AgNO3 0,1 M.
01
No enunciado o pH no ponto de equivalência é 5,28.