Uma fonte de radiação eletromagnética move-se na direção radial em relação a você. A frequência que você mede para a radiação é vezes a frequência medida no referencial de repouso da fonte. A fonte está se aproximando ou afastando de você? Qual o valor da velocidade da fonte?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está nos dizendo. Temos uma fonte de radiação eletromagnética que está se movendo radialmente em relação a você. A frequência que você mede, , é vezes a frequência da fonte em seu referencial de repouso, . Nosso objetivo é descobrir se a fonte está se aproximando ou se afastando e, em seguida, calcular sua velocidade .
Conteúdo da matéria: Efeito Doppler para ondas eletromagnéticas. Vamos precisar das fórmulas que relacionam a frequência observada com a frequência emitida e a velocidade da fonte.

Passo 2

O efeito Doppler para ondas eletromagnéticas é dado pela fórmula:
onde e é a velocidade da luz.

Passo 3

Sabemos que . Vamos substituir na fórmula:
Podemos cancelar dos dois lados:

Passo 4

Vamos elevar ambos os lados ao quadrado para eliminar a raiz:

Passo 5

Agora, vamos resolver para :

Passo 6

Lembrando que , temos:

Resposta

A fonte está se aproximando e sua velocidade é , onde é a velocidade da luz.

Exercícios relacionados

Num acelerador de partículas, um elétron é acelerado até atingir a energia cinética de , onde é a energia de repouso do elétron. O módulo da velocidade do elétron, em termos da velocidade da luz é dado por:
Uma nave espacial que se afasta da Terra com velocidade de dispara um míssil na direção e sentido de seu movimento. A velocidade do míssil é relativamente à nave. Qual é o módulo da velocidade do míssil medida por um observador na Terra?
Um feixe de raios X com frequência igual a é espalhado por elétrons que podem ser considerados em repouso num alvo de carbono. O feixe espalhado é detectado num ângulo de em relação ao feixe incidente. Qual das alternativas abaixo corresponde à porcentagem da energia do fóton incidente que é transferida para o elétron?
Um observador na Terra verifica que uma régua que se move em relação a ele faz um ângulo de com a horizontal (eixo ). Se a régua se move na direção vertical (eixo ) com velocidade , para um observador no referencial da régua o ângulo que ela faz com a horizontal é maior que .