1. Quando uma fonte sonora se move com certa velocidade em relação a um observador em movimento, a
    percepção do som é alterada. Essa percepção decorre do fato de que a velocidade de propagação das ondas
    sonoras depende exclusivamente do meio em que elas se propagam. O fenômeno físico descrito é conhecido
    como:
    a) Efeito Doppler
    b) Dispersão
    c) Reverberação
    d) Atenuação
    e) Dilatação​

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre o que acontece quando uma fonte de som se move em relação a um observador que também está se movendo. O assunto aqui é física das ondas sonoras, e para resolver, vamos precisar entender alguns conceitos básicos sobre como o som se propaga e como o movimento afeta nossa percepção desse som.

Passo 2

Primeiro, vamos pensar no som como ondas que viajam pelo ar (ou outro meio). A velocidade dessas ondas depende apenas do meio em que estão se propagando, como o ar, a água, etc. Quando a fonte do som está em movimento relativo ao observador, a frequência que o observador percebe pode mudar. Isso acontece porque as ondas sonoras estão se comprimindo ou se estendendo dependendo da direção do movimento.

Passo 3

Esse fenômeno de mudança na frequência percebida devido ao movimento relativo entre a fonte e o observador é chamado de Efeito Doppler. É o mesmo fenômeno que explica por que o som de uma ambulância muda de tom quando ela passa por você.

Passo 4

Vamos conferir as opções:
a) Efeito Doppler
b) Dispersão
c) Reverberação
d) Atenuação
e) Dilatação
A partir do que entendemos, o Efeito Doppler descreve exatamente essa mudança na percepção do som devido ao movimento relativo.

Resposta

a) Efeito Doppler

Exercícios relacionados