Um galpão é coberto por um telhado com área de . Um vento forte sopra a sobre esse telhado. O ar dentro do galpão está em repouso e sob pressão de 1 atm . Considere que adote . Determine:
a) a diferença de pressão do ar que circunda o telhado;

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado fala sobre a diferença de pressão criada pelo vento em um telhado de um galpão. Estamos lidando com dinâmica dos fluidos, especificamente com a pressão dinâmica causada pelo vento. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula da diferença de pressão dinâmica, que envolve a densidade do ar e a velocidade do vento.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a velocidade do vento de quilômetros por hora para metros por segundo, já que as unidades no Sistema Internacional são mais práticas para esses cálculos.
A velocidade do vento é de .
Sabemos que:
Então:

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula para calcular a diferença de pressão dinâmica causada pelo vento. A fórmula é:
onde:
  • é a diferença de pressão,
  • é a densidade do ar ( ),
  • é a velocidade do vento em metros por segundo.

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula:

Resposta

A diferença de pressão do ar que circunda o telhado é de 258  N/m².

Exercícios relacionados

Água quente circula pela tubulação de um sistema de aquecimento de uma fábrica. Se a água é bombeada, no térreo, com velocidade de através de um cano com de diâmetro sob pressão de 3,0 atm, determine a velocidade de escoamento e a pressão da água em um cano com de diâmetro, localizado no andar superior, 5 m acima do térreo.
Considere:
á e .
Se uma corrente de 30,0 A flui através de um resistor de , qual é a tensão?
Um galpão é coberto por um telhado com área de . Um vento forte sopra a sobre esse telhado. O ar dentro do galpão está em repouso e sob pressão de 1 atm . Considere que adote . Determine:
b) a força resultante que atua sobre ele.
Uma chapa de cobre de espessura bé introduzida entre as placas de um capacitor plano de placas paralelas separadas por uma distância d. Mostre que a capacitância após a introdução da chapa é .