Um gás perfeito sofre uma compressão, recebendo um trabalho igual a 500 J. No final dessa transformação, a energia interna do sistema variou 200 J para menos em relação ao início. A quantidade de calor trocada pelo gás foi de
Passo 1
Vamos entender o que está acontecendo nessa questão. Temos um gás perfeito que sofre uma compressão, ou seja, está sendo comprimido. Durante esse processo, o gás recebe um trabalho de 500 J. Além disso, a energia interna do gás diminui 200 J. Vamos usar conceitos de Termodinâmica, especificamente a Primeira Lei da Termodinâmica, para descobrir a quantidade de calor trocada pelo gás.
Passo 2
A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que a variação da energia interna (
) é igual ao calor trocado (
) menos o trabalho realizado (
) sobre o sistema. A fórmula é:
Passo 3
Vamos identificar os valores que temos:
- O trabalho realizado sobre o gás (
) é de 500 J. - A variação da energia interna (
) é de -200 J (porque diminuiu).
Passo 4
Substituindo esses valores na fórmula da Primeira Lei da Termodinâmica:
Passo 5
Agora, vamos resolver para
:
Resposta
A quantidade de calor trocada pelo gás foi de 300 J.
Exercícios relacionados
De acordo com a primeira lei da termodinâmica, quais são as grandezas físicas responsáveis pelo balanço de energia de um sistema termodinâmico?
Balancear as equaçöes abaixu que ocorrem em meio aquaso básico.
Um mol de oxigênio gasoso é aquecido de
, na pressão de 1 atm, até a temperatura de
. Admitindo que o oxigênio tenha comportamento ideal, calcular: (a) o calor que deve ser fornecido ao gás para manter seu volume constante durante o aquecimento, (b) o calor que deve ser fornecido ao gás para manter a pressão constante e © o trabalho efetuado pelo gás na parte (b).
Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500 K e 300 K, recebendo 2000 J de calor da fonte quente. O calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente: