Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500 K e 300 K, recebendo 2000 J de calor da fonte quente. O calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:

Passo 1

Beleza, galera! A gente tem aqui um exercício sobre Máquinas Térmicas que operam com o Ciclo de Carnot. Vamos precisar entender como calcular o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho que a máquina realiza. Para isso, vamos usar a fórmula da eficiência de Carnot.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar como calcular a eficiência de uma máquina térmica que funciona no Ciclo de Carnot. A eficiência é dada por:
Onde:
  • é a temperatura da fonte quente
  • é a temperatura da fonte fria

Passo 3

No nosso caso, e . Vamos substituir esses valores na fórmula:
Então, a eficiência da máquina é de 40%.

Passo 4

Agora, sabemos que a eficiência também pode ser expressa como a razão entre o trabalho realizado e o calor recebido da fonte quente :
Queremos encontrar , então rearranjamos a fórmula:

Passo 5

Substituindo os valores que temos:
Ou seja, a máquina realiza 800 joules de trabalho.

Passo 6

Para encontrar o calor rejeitado para a fonte fria , usamos a relação:

Passo 7

Substituindo os valores:
Portanto, o calor rejeitado é de 1200 joules.

Resposta

O calor rejeitado para a fonte fria é 1200 J e o trabalho realizado pela máquina é 800 J.

Exercícios relacionados

Um mol de oxigênio gasoso é aquecido de , na pressão de 1 atm, até a temperatura de . Admitindo que o oxigênio tenha comportamento ideal, calcular: (a) o calor que deve ser fornecido ao gás para manter seu volume constante durante o aquecimento, (b) o calor que deve ser fornecido ao gás para manter a pressão constante e © o trabalho efetuado pelo gás na parte (b).
Um gás perfeito sofre uma compressão, recebendo um trabalho igual a 500 J. No final dessa transformação, a energia interna do sistema variou 200 J para menos em relação ao início. A quantidade de calor trocada pelo gás foi de
Qual a concentração em mol/L de uma solução quando se misturam 2 g de NaCl em 10 g de água? Qual a fraçäo molar do soluta e do solvente nesta solução? (Admitir valume desprezível para a sólida)
Suponha que 1,00 mol de moléculas de um gás ideal, em 292 K e 3,00 atm, se expanda de a e atinja a pressão final de por dois caminhos diferentes. (a) O caminho A é uma expansão isotérmica reversível. (b) O caminho B tem duas partes. Na etapa 1, o gás esfria em volume constante até que a pressão atinja 1,20 atm. Na etapa 2, ele é aquecido e se expande contra uma pressão constante igual a 1,20 atm até que o volume atinja 20,00 L e T 292 K. Determine o trabalho realizado, o calor transferido e a troca de energia interna (w, q e U) para os dois caminhos.