Nas geladeiras, o congelador fica sempre na parte de cima para:
a) manter a parte de baixo mais fria que o congelador
b) manter a parte de baixo mais quente que o congelador
c) que o calor vá para o congelador
d) acelerar a produção de cubos de gelo
e) que o frio vá para o congelador.

Passo 1

Vamos dar uma olhada no que a questão está perguntando. O enunciado fala sobre as geladeiras e pergunta por que o congelador fica sempre na parte de cima. Para responder isso, vamos precisar entender um pouco sobre como funciona a circulação de ar frio e quente dentro da geladeira e como isso afeta a disposição das prateleiras.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que o ar frio é mais denso que o ar quente. Isso significa que o ar frio tende a descer, enquanto o ar quente sobe. No contexto de uma geladeira, queremos que o ar frio permaneça onde precisamos, ou seja, na parte de conservação dos alimentos.

Passo 3

Quando o congelador está na parte de cima, ele libera o ar frio que desce naturalmente para a parte de baixo da geladeira. Isso ajuda a manter a temperatura adequada em todo o espaço, garantindo que os alimentos fiquem bem conservados sem que o congelador precise trabalhar mais para esfriar a parte inferior.

Passo 4

Se o congelador estivesse na parte de baixo, o ar frio liberado subiria e poderia causar um resfriamento excessivo na parte de cima, levando a uma distribuição de temperatura desigual e possivelmente deixando a parte de baixo mais quente. Isso não seria eficiente para a conservação dos alimentos.

Passo 5

Portanto, ao posicionar o congelador na parte de cima, aproveitamos a propriedade do ar frio de descer, garantindo uma melhor distribuição da temperatura dentro da geladeira e uma conservação mais eficaz dos alimentos.

Resposta

A alternativa correta é a b) manter a parte de baixo mais quente que o congelador.

Exercícios relacionados