As grandezas vetoriais podem ser somadas entre si, assim como as escalares. Entretanto, não existe definição algébrica para a composição aditiva entre grandezas vetoriais e escalares. A partir desse fato, determinai se as operações abaixo estão corretas.
b) .

Passo 1

Vamos entender a questão: estamos lidando com grandezas vetoriais e escalares. Grandezas vetoriais, como vetores e , podem ser somadas entre si. Grandezas escalares, como , também podem ser somadas. Porém, não podemos somar diretamente uma grandeza escalar com uma grandeza vetorial. Precisamos usar esses conceitos para verificar se a operação está correta.

Passo 2

Primeiro, observamos que é uma grandeza escalar e e são grandezas vetoriais. Segundo as regras, só podemos somar grandezas do mesmo tipo: escalares com escalares ou vetores com vetores.

Passo 3

Na expressão , estamos tentando somar uma grandeza escalar com grandezas vetoriais e . Isso não é permitido, pois não existe definição algébrica para somar escalares com vetores.

Resposta

A operação está incorreta, pois não é possível somar uma grandeza escalar com grandezas vetoriais.

Exercícios relacionados

Utilize um método adequado para resolver a integral indefinida. Em seguida verifique se a função encontrada está correta, utilizando derivada.
Observação: Ao usar um método de integração, além da resolução, você deve apresentar todas as etapas necessárias para seu desenvolvimento. Mudança de variável apresente u e du. Integração por partes indique u, dv, du e v. Decomposição em frações parciais apresente os cálculos para determinar as constantes.
Calculai os módulos e versores dos vetores abaixo listados.
e) .
Calculai o produto escalar entre os vetores e abaixo.
b) e .
Utilize um método adequado para calcular a integral definida.