Há cerca de 100 anos, Einstein e Planck proporão que a luz é formada por grãos de energia tais que, quando a frequência da onda luminosa é
, todos os grãos têm uma mesma energia,
, dada pela relação
onde
é uma constante, conhecida atualmente como constante de Planck. Determine as unidades de medida da constante de Planck no SI.
Passo 1
Vamos resolver o exercício onde precisamos encontrar as unidades da constante de Planck,
, na unidade do Sistema Internacional (SI). A questão envolve conceitos de física relacionados à energia e frequência da luz. Para isso, vamos usar a relação dada por
, onde
é a energia,
é a frequência, e
é a constante de Planck que queremos descobrir as unidades.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar as unidades de cada grandeza na equação
:
-
representa energia, cuja unidade no SI é o joule, simbolizado por . -
representa frequência, cuja unidade no SI é hertz, simbolizado por . Sabemos que , ou seja, hertz é o inverso do segundo.
Passo 3
Queremos encontrar as unidades de
. Para isso, vamos rearranjar a equação para isolar
:
Agora, substituímos as unidades de
e
na equação:
Resposta
A constante de Planck,
, tem unidades de joule-segundo no SI, representadas por
.
Exercícios relacionados
Sobre o bloco de 4 kg começa atuar uma força
depende da posição
por
e y é expresso em metros. Quanto trabalho é feito sobre o bloco pela referida força até o momento em que a sua aceleração é igual a
Determinado relógio com mostrador de 12 horas adianta 1 minuto por dia. Após acertarmos o relógio, quanto tempo devemos esperar para que ele indique novamente a hora exata?
Suponha que três forças constantes estejam agindo sobre uma partícula enquanto esta move-se de uma posição para outra. Prove que o trabalho realizado sobre a partícula pela resultante destas três forças é igual à soma do trabalho realizado por cada uma destas três forças calculada separadamente.
O Professor Gomes vagarosamente levanta uma bola de boliche do chão e coloca-a sobre uma mesa. Duas forças agem sobre a bola: o peso dela, de intensidade mg , e a sua força para cima, também de intensidade mg . A soma destas duas forças é igual a zero, de modo que parece que nenhum trabalho é realizado. Por outro lado, você sabe que o Professor Gomes realizou algum trabalho. O que está errado?