Identifique propriedades químicas e fisicas dos elementos do Grupo 12 que diferem dos elementos de transição do bloco e discuta as principais causas dessas diferenças.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta pede para identificar as propriedades químicas e físicas dos elementos do Grupo 12 que são diferentes dos elementos de transição do bloco . Além disso, precisamos discutir as principais causas dessas diferenças. Para resolver isso, vamos precisar entender o que são os elementos do Grupo 12 e os elementos de transição, além de conhecer suas propriedades químicas e físicas.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre os elementos do Grupo 12. Eles são o Zinco (Zn), Cádmio (Cd) e Mercúrio (Hg). Esses elementos estão localizados no final da série dos metais de transição no bloco da tabela periódica.

Passo 3

Agora, os elementos de transição do bloco são aqueles que têm elétrons na camada . Eles incluem metais como Ferro (Fe), Cobre (Cu), Níquel (Ni), entre outros. Esses elementos são conhecidos por suas propriedades típicas de metais de transição, como boa condução elétrica, maleabilidade e pontos de fusão altos.

Passo 4

Vamos comparar as propriedades físicas. Os elementos do Grupo 12, como Zn, Cd e Hg, têm pontos de fusão mais baixos em comparação com os metais de transição tradicionais. Por exemplo, o Mercúrio é líquido à temperatura ambiente, o que é bem diferente da maioria dos metais de transição que são sólidos.

Passo 5

Em relação às propriedades químicas, os elementos do Grupo 12 tendem a ter um estado de oxidação mais fixo, geralmente +2, enquanto os metais de transição podem ter múltiplos estados de oxidação. Isso significa que os elementos do Grupo 12 são menos variados em suas reações químicas.

Passo 6

A principal causa dessas diferenças está na configuração eletrônica. Os elementos do Grupo 12 têm uma configuração , o que lhes confere uma estabilidade maior e limita a formação de diferentes estados de oxidação. Já os metais de transição têm elétrons parcialmente preenchidos, permitindo múltiplos estados de oxidação e uma maior variedade de compostos.

Resposta

Os elementos do Grupo 12 (Zn, Cd, Hg) diferem dos metais de transição do bloco principalmente por apresentarem pontos de fusão mais baixos e estados de oxidação mais fixos (+2). Essas diferenças são causadas pela configuração eletrônica estável dos elementos do Grupo 12, que limita sua reatividade e diversidade de compostos em comparação com os metais de transição tradicionais.

Exercícios relacionados

Por que as soluçőes de em álcoois e cetonas são castanhas, enquanto as soluções em solventes como tetracloreto de carbono e dissulfeto de carbono tem a mesma cor violeta do vapor?
Os amincomplexos de vários cátions metálicos podem ser obtidos a partir dos respectivos aquacomplexos, pela adição de solução concentrada de hidróxido de amônio. As seguintes colorações foram observadas:
Cátion metálico Coloração do aquocomplexo Coloracão do amincomplexo
Rosa Laranja
Verde Lilás
Azul claro Azul marinho
Incolor Incolor
Incolor Incolor
a) Explique por que tanto os aquacomplexos quanto os amincomplexos são coloridos, enquanto os de e são incolores.
b) Represente os complexos formados com fórmulas entre colchetes, considerando que todos são octaédricos hexacoordenados, exceto os amincomplexos de que são tetraédricos.
Utilize a TLV para explicar a formação do íon complexo tetracloronicato(II), , e faça uma previsão sobre geometria, sabendo que esse complexo é paramagnético.
A ferrugem observada em materiais a base de ferro é resultado da oxidação do ferro pelo ar atmosférico. Se um lanterneiro conseguiu raspar 20 g de ferrugem da lataria de seu carro, responda:
Quantos mols de óxido de ferro, ou ferrugem, ele retirou ( 1,0 ponto)?