Qual dos íons em cada um dos pares abaixo tem maior valor de 10Dq? Justifique a sua opção para cada item.
c) [RuF6]^3- ou [CoF6]^3-

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. A pergunta é sobre qual dos dois íons, [RuF6]^3- ou [CoF6]^3-, possui um valor maior de 10Dq. Vamos precisar usar conceitos de teoria de campo cristalino, especificamente o parâmetro 10Dq, que está relacionado à separação de energia entre os orbitais d em complexos de coordenação.

Passo 2

O parâmetro 10Dq representa a energia de separação entre os orbitais t₂g e e_g em um complexo de coordenação. Esse valor depende principalmente do metal central e dos ligantes ligados a ele. Segundo a teoria de campo cristalino, ligantes diferentes causam diferentes separações de energia, e metais com maior carga nuclear efetiva tendem a aumentar o valor de 10Dq.

Passo 3

Comparando [RuF6]^3- e [CoF6]^3-, ambos têm ligantes fluoreto (F⁻), então o efeito dos ligantes é o mesmo para ambos os complexos. Portanto, a diferença no valor de 10Dq será devido ao metal central.

Passo 4

Ru (Ruthênio) está na mesma família da tabela periódica que Co (Cobalto), mas está localizado abaixo dele, o que significa que Ru tem um número de oxidação maior e, geralmente, um aumento na carga nuclear efetiva, levando a uma maior separação de energia dos orbitais d.

Passo 5

Como Ru está abaixo de Co na tabela periódica, o complexo [RuF6]^3- terá um maior valor de 10Dq comparado a [CoF6]^3-.

Resposta

O íon [RuF6]^3- possui maior valor de 10Dq comparado ao [CoF6]^3-.

Exercícios relacionados