Passo 1

Vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. A gente precisa encontrar o limite da função quando se aproxima de . Para resolver isso, vamos usar o conceito de limites para funções de duas variáveis e saber que funções polinomiais são contínuas, o que facilita a substituição direta dos valores.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar a função que estamos lidando:
Como essa é uma função polinomial, ela é contínua em todo o seu domínio. Isso significa que podemos encontrar o limite simplesmente substituindo por 1 e por 2 diretamente na função.

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores na função:
Calculando cada parte:
Então, temos:

Resposta

O limite é .

Exercícios relacionados

73 A esfera , com uma massa de 80 kg , está situada na origem de um sistema de coordenadas ; a esfera , com uma massa de 60 kg , está situada nas coordenadas ; a esfera , com uma massa de , está situada no primeiro quadrante, a 0,20 m de e de . Em termos dos vetores unitários, qual é a força gravitacional total que e exercem sobre ?
Você está testando uma nova montanha-russa em um parque de diversões com um carro vazio de massa . Uma parte da trajetória é uma espiral com raio de . No ponto inferior da espira (ponto A) o carro tem velocidade escalar de , e no topo da espira (ponto B) ele tem velocidade de . Enquanto o carro desliza do ponto A para o ponto B, quanto trabalho é realizado pela força de atrito?
Uma barra fina de de comprimento e uma massa de está suspensa por uma das extremidades. Ela é puxada para o lado e liberada para oscilar como um pêndulo, passando pela posição mais baixa com uma velocidade angular de . Desprezando o atrito e a resistência do ar, determine (a) a energia cinética da barra na posição mais baixa e (b) a altura acima dessa posição que o centro de massa alcança.
  • Uma fonte puntiforme de luz está localizada a 5,0 m abaixo da superfície de uma grande piscina de água. Determine a área do maior círculo na superfície da piscina através do qual a luz vinda diretamente da fonte pode emergir.