Luz de comprimento de onda de 550 nm incide sobre uma rede de difração que possui uma largura de 1 cm e 1000 ranhuras. Qual é a meia largura da linha de primeira ordem ?
Escolha uma opção:
a.

b.

c.

d.

e.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma luz com comprimento de onda de 550 nm que incide sobre uma rede de difração com 1 cm de largura e 1000 ranhuras. A gente vai usar conceitos de difração em redes para calcular a meia largura da linha de primeira ordem (m=1). Precisamos entender como o comprimento de onda, a largura da rede e o número de ranhuras influenciam na largura angular da linha difratada.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a largura angular de uma linha de difração está relacionada ao comprimento de onda da luz (λ) e à largura total da rede de difração (L). A fórmula que nos ajuda a encontrar essa largura é:
Onde:
  • é a meia largura da linha de difração.
  • é o comprimento de onda da luz.
  • é a largura da rede de difração.

Passo 3

Vamos converter todas as unidades para o Sistema Internacional para facilitar os cálculos:
  • Comprimento de onda,
  • Largura da rede,

Passo 4

Agora, aplicamos os valores na fórmula:

Resposta

A meia largura da linha de primeira ordem é . Portanto, a opção correta é:
a.

Exercícios relacionados

Um objeto oscila em MHS, de forma que sua posição angular varia de acordo com a seguinte expressão , onde está em radianos e t está em segundos. (b) Qual o módulo de sua velocidade angular máxima. Dica: a função velocidade angular do objeto é a derivada temporal da sua função posição angular. Cuidado para não confundir a velocidade angular do objeto, com a frequência angular do MHS.
As experiências anteriores somente levavam em consideração a força eletrostática entre duas cargas, desta vez vamos analisar um sistema considerando a força da gravidade.
Considere o sistema mostrado a seguir e calcule o comprimento da corda necessária para obter um sistema em equilíbrio com uma separação entre as esferas , sendo que a masa das esferas é ) com carga
Acesse a demonstração
Notas:
  • O sistema atinge o equilíbrio quando a força total (gravidade, coulomb e a força exercida pela corda) é zero.
  • Observe que as esferas se repelem pois possuem a mesma carga, mas a tensão da corda evitam que continuem se afastando e se estabilizando a uma distância
Um objeto oscila em MHS, de forma que sua posição angular varia de acordo com a seguinte expressão , onde está em radianos e t está em segundos. (a) Em , encontre o módulo da posição angular do objeto.
Um sistema massa-mola oscilante, está em movimento criticamente amortecido. Se a frequência natural é de 100 Hz , qual é a contante de tempo (ou tempo característico) para o decaimento da energia desse oscilador?