Uma luz laranja de comprimento de onda , que cede à retina, é apenas percebida pelo olho humano. Calcule, aproximadamente, o número de fótons que a retina recebe por segundo.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma luz laranja com comprimento de onda de Å que entrega uma potência de à retina. Nosso objetivo é calcular quantos fótons a retina recebe por segundo. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre energia dos fótons e como relacionar potência com energia e tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a energia de um fóton ( ) pode ser calculada usando a fórmula:
Aqui, é a constante de Planck ( ), é a velocidade da luz ( ) e é o comprimento de onda da luz.

Passo 3

Vamos converter o comprimento de onda de Ångströms para metros para manter as unidades consistentes:
Å

Passo 4

Agora, vamos calcular a energia de um único fóton usando a fórmula mencionada:

Passo 5

Sabemos que a potência ( ) é a energia por unidade de tempo:
Queremos saber quantos fótons ( ) estão chegando por segundo, então rearranjamos a fórmula para:
Como estamos considerando por segundo, , então:

Passo 6

Substituindo os valores:

Resposta

A retina recebe aproximadamente fótons por segundo.

Exercícios relacionados

Um mol de um gás ideal diatômico, inicialmente a e 1 atm de pressão sofre uma expansão adiabática reversível até que sua pressão se torne . Calcule o calor e o trabalho envolvido, bem como as variações de energia interna e de entalpia.
Calcule o trabalho realizado pelo sistema em uma expansão isotérmica de 1 mol de um gás ideal, a C, partindo de um estado inicial de pressão igual a 1 atm e chegando-se a um estado final de pressão , supondo que a expansão se dê:
b) em duas etapas irreversíveis, contra pressões externas de 0,6 e 0,2 atm…
Sabendo que o calor envolvido na vaporização de 1 mol de água a é 9720 cal, calcule a massa de água que pode ser aquecida de a utilizando-se a mesma quantidade de calor necessária para vaporizar 30 g de água a , considerando que o calor específico da água permanece constante e igual a todo o intervalo de temperatura.
Na superficie de uma barra polida de prata incide radiação amarela cuja frequência é . Sabendo-se que a função trabalho da prata é .s. (a) Haverá ou não efeito fotoelétrico? (b) Qual é o valor da frequência de corte?