(MACK-SP) O Sr. José sai de sua casa caminhando com velocidade escalar constante de
, dirigindo-se para o supermercado que está a
. Seu filho Fernão, 5 minutos após, corre ao encontro do pai, levando a carteira que ele havia esquecido. Sabendo que o rapaz encontra o pai no instante em que este chega ao supermercado, podemos afirmar que a velocidade escalar média de Fernão foi igual a:
a)
b)
c)
d)
e)
a)
b)
c)
d)
e)
Passo 1
Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. O Sr. José está indo para o supermercado a uma velocidade constante de
e a distância até lá é de
. Cinco minutos depois, o filho Fernão começa a correr para encontrar o pai e o alcança exatamente quando o pai chega ao supermercado. Nosso objetivo é descobrir qual foi a velocidade média de Fernão durante essa corrida. Para resolver isso, vamos usar conceitos de movimento uniforme e cálculo de velocidade média.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular quanto tempo o Sr. José leva para chegar ao supermercado. A fórmula para o tempo é:
Substituindo os valores:
Convertendo para minutos:
Então, o Sr. José leva 25 minutos para chegar ao supermercado.
Passo 3
Como Fernão começa a correr 5 minutos depois do pai, o tempo que ele realmente correu é:
Convertendo para horas:
Passo 4
Fernão percorre a mesma distância que o Sr. José, ou seja,
. Agora, vamos calcular a velocidade média de Fernão usando a fórmula:
Substituindo os valores:
Resposta
c)
Exercícios relacionados
(Uniube-MG) Um caminhão, de comprimento igual a 20 m , e um homem percorrem, em movimento uniforme, um trecho de uma estrada retilínea no mesmo sentido.
Se a velocidade do caminhão é 5 vezes maior que a do homem, a distância percorrida pelo caminhão desde o instante em que alcança o homem até o momento em que o ultrapassa é, em metros, igual a:
a) 20
b) 25
c) 30
d) 32
e) 35
Se a velocidade do caminhão é 5 vezes maior que a do homem, a distância percorrida pelo caminhão desde o instante em que alcança o homem até o momento em que o ultrapassa é, em metros, igual a:
a) 20
b) 25
c) 30
d) 32
e) 35
(UFPA/Modif.) Um viajante partiu de carro de uma cidade A às 6 h e 30 min , de um ponto da estrada onde o marco quilométrico indicava km 60. Ao chegar ao marco zero da cidade B, o relógio marcava 7 h e 15 min . Calcule a velocidade média da viagem, em
.
(Unisinos-RS) Numa pista atlética retangular de lados
e
, um atleta corre com velocidade de módulo constante
, no sentido horário, conforme mostrado na figura. Em
, o atleta encontra-se no ponto A. O módulo do deslocamento do atleta, após 60 s de corrida, em metros, é:
a) 100
b) 220
c) 300
d) 10000
e) 18000
a) 100
b) 220
c) 300
d) 10000
e) 18000
- Uma pequena conta
pode deslizar sem atrito ao longo de um aro circular, com raio igual a , situado em um plano vertical. O aro gira com uma taxa constante de revoluções por segundo (rev/s) em torno de um diâmetro vertical (Fig. 14). (a) Ache o ângulo para o qual a conta está em equilíbrio vertical (é claro que ela possui uma aceleração radial orientada para o eixo de rotação). (b) Qual o número mínimo de rev/s com que o aro deve girar para que a conta não fique na parte baixa do aro ? © É possível a conta