Uma mangueira é conectada em um tanque com capacidade de 10000 litros. O tempo gasto para encher totalmente o tanque é de 500 minutos. Calcule a vazão volumétrica máxima da mangueira.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A parada é que temos um tanque com capacidade de 10.000 litros que demora 500 minutos para encher usando uma mangueira. O que a gente quer descobrir é a vazão volumétrica máxima da mangueira, ou seja, quanto líquido ela consegue passar por minuto. Para isso, vamos precisar usar o conceito de vazão volumétrica, que relaciona o volume com o tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a fórmula básica para calcular a vazão volumétrica. A vazão volumétrica é calculada dividindo o volume total pelo tempo que leva para esse volume passar. A fórmula fica assim:
Onde:
  • é a vazão volumétrica (em litros por minuto, por exemplo),
  • é o volume total (em litros),
  • é o tempo (em minutos).

Passo 3

Agora, vamos identificar os valores que temos no exercício:
  • Volume litros,
  • Tempo minutos.

Passo 4

Vamos substituir esses valores na fórmula que a gente tem:

Passo 5

Fazendo a conta:

Resposta

A vazão volumétrica máxima da mangueira é de 20 litros por minuto.

Exercícios relacionados

Considere um Tê, peça utilizada em hidráulica para dividir correntes de fluido (às vezes, funciona também para misturar duas correntes, como em um misturador). Na entrada, de diâmetro D , temos água (considerada como fluido incompressível) com velocidade V. Na primeira saída, a velocidade média é Vs1 e o diâmetro é Ds1 e na segunda saída, a velocidade média é Vs2 e diâmetro Ds2. Sabendo-se que o regime é permanente, que o diâmetro D1 = 2 Ds1 = 4 Ds2, pede-se determinar a relação entre as velocidades Vs1 e Vs2 em função de V.
Um tanque tem duas entradas e uma saída. O fluido é incompressível e sua massa específica pode ser suposta igual a da água. Os diâmetros das duas entradas são iguais, mas o da saída é duas vezes maior. A vazão de massa na primeira entrada é de e o da saída é de . Sabendose que a velocidade da saída é , pede-se determinar a vazão de massa da segunda entrada, supondo o regime permanente.
Água a está sendo forçada no interior de uma canalização de de diâmetro interno, de tal maneira que sua velocidade no centro da canalização seja de . Calcular a tensão de cisalhamento na parede.
Calcule a vazão em massa de um produto que escoa por uma tubulação de de diâmetro, sendo que a velocidade de escoamento é igual a . Dados: massa específica do produto .