Qual a massa de contida num tanque cujo volume é de quando a pressão manométrica é e a temperatura (considere como um gás perfeito)?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Precisamos encontrar a massa de em um tanque que tem um volume de , com uma pressão de e temperatura de . Vamos usar a Lei dos Gases Ideais para resolver isso. Para isso, precisamos das seguintes informações:
  • Lei dos Gases Ideais:
  • Massa molar do oxigênio ( ): aproximadamente
  • Conversão de temperatura para Kelvin.

Passo 2

Vamos começar convertendo a temperatura de Celsius para Kelvin, porque na fórmula dos gases ideais a temperatura deve estar em Kelvin. A fórmula é:
Então:

Passo 3

Agora, vamos usar a Lei dos Gases Ideais para encontrar o número de mols ( ) de no tanque. A fórmula é:
Queremos isolar , então rearranjamos a fórmula:

Passo 4

Precisamos dos valores constantes para a constante dos gases ideais ( ). Usaremos:
Agora, substituímos os valores na fórmula:

Passo 5

Vamos calcular o número de mols ( ):

Passo 6

Agora que temos o número de mols, podemos encontrar a massa usando a massa molar do . A fórmula é:
Onde é a massa molar ( ). Então:

Resposta

A massa de no tanque é aproximadamente .

Exercícios relacionados

O calor específico molar a volume constante de um gás é dado por . Calcule a variação da energia interna de dois móis deste gás quando sua temperatura passa de para , num processo isocórico. Dados: e .
Dois fios 1 e 2 de seção transversal circular são feitos de um mesmo metal e possuem o mesmo comprimento, mas a resistência do fio 1 é três vezes maior que a do fio 2. (a) Qual é a razão entre a área transversal do fio 1 e do fio 2 ? (b) Qual é a razão entre os raios de 1 e de 2? R: (a) ; (b) .
Eleva-se a temperatura de de criptônio ( , gás monoatômico) de a . Determine a quantidade de calor necessária, o aumento de energia interna e o trabalho produzido pelo gás, supondo que o processo se realiza à pressão constante.
O módulo da densidade de corrente em um fio cilíndrico de raio é dado por , onde é uma constante. Se a corrente total que a travessa o fio é , determine: (a) a constante em função de e R; (b) a corrente i que passa em um anel, concêntrico com o fio, cujo raio interno é e cujo raio externo é em função de . : (a) ; (b) .