(b) que massa de etino pode ser produzida? Que massa de reagente permanece em excesso, depois que a reação se completa? Imagine que o carbeto de cálcio é puro e que todo etino produzido é coletado. A reação química é :
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício de química juntos! A questão pede para descobrir duas coisas:
- Qual a massa de etino (C₂H₂) que pode ser produzida.
- Qual a massa do reagente que sobra em excesso após a reação.
Estamos lidando com estequiometria, que é o estudo das relações quantitativas entre os reagentes e os produtos em uma reação química. Para isso, vamos precisar usar a lei da conservação de massa e algumas fórmulas matemáticas envolvendo moles e massas molares.
Passo 2
Primeiro, vamos escrever a equação química balanceada que já foi dada:
Essa equação nos mostra que 1 mol de carbeto de cálcio (CaC₂) reage com 2 mols de água (H₂O) para produzir 1 mol de hidróxido de cálcio (Ca(OH)₂) e 1 mol de etino (C₂H₂).
Passo 3
Vamos supor que temos uma quantidade de CaC₂ (carbeto de cálcio) para reagir. Mas, como o problema não deu uma quantidade específica, geralmente seguimos com cálculos simbólicos ou assumimos uma quantidade. Porém, para ser mais prático, vamos supor que temos, por exemplo, 100 gramas de CaC₂. Se o problema der uma quantidade diferente, basta substituir esse valor nos cálculos.
Passo 4
Primeiro, precisamos calcular quantos mols de CaC₂ temos em 100 gramas. Para isso, usamos a fórmula:
A massa molar do CaC₂ é:
- Cálcio (Ca): 40,08 g/mol
- Carbono ©: 12,01 g/mol × 2 = 24,02 g/mol
- Total: 40,08 + 24,02 = 64,10 g/mol
Então,
Passo 5
Agora, observamos a proporção da equação balanceada. Cada 1 mol de CaC₂ produz 1 mol de C₂H₂. Portanto, se temos 1,56 mol de CaC₂, vamos produzir também 1,56 mol de C₂H₂.
Passo 6
Para descobrir a massa de C₂H₂ (etino) produzida, usamos novamente a fórmula da massa:
A massa molar do C₂H₂ é:
- Carbono ©: 12,01 g/mol × 2 = 24,02 g/mol
- Hidrogênio (H): 1,008 g/mol × 2 = 2,016 g/mol
- Total: 24,02 + 2,016 = 26,04 g/mol
Então,
Passo 7
Agora, vamos verificar se algum reagente está em excesso. Para isso, precisamos ver se a quantidade de H₂O é suficiente para reagir com todo o CaC₂.
A equação balanceada mostra que 1 mol de CaC₂ precisa de 2 mols de H₂O. Então, para 1,56 mol de CaC₂, precisamos de:
Se a quantidade de H₂O disponível for maior que 3,12 mol, então H₂O está em excesso. Se for menor, CaC₂ está em excesso. Como o problema não especifica a quantidade de H₂O, vamos supor que temos mais água do que o necessário, então CaC₂ é o reagente limitante e todo o H₂O reage, sobrando o reagente em excesso que é CaC₂.
Mas, para ser mais preciso, precisamos de uma quantidade específica de H₂O para determinar o reagente em excesso. Como não temos essa informação, concluímos que, assumindo que todo CaC₂ reage, a massa de CaC₂ que não reage será zero, ou seja, não sobra CaC₂.
Resposta
A massa de etino (C₂H₂) produzida é aproximadamente 40,6 gramas. Não sobra massa de reagente em excesso após a reação se todo o CaC₂ for completamente consumido.
Exercícios relacionados
Os compostos a seguir contêm íons poliatômicos.
(e) qual a fórmula do cromato de potássio.
(e) qual a fórmula do cromato de potássio.
Escreva a estrutura de Lewis das seguintes substâncias: (d) acido acético,
.
Escreva a estrutura de Lewis de (b)
;
A
e
de vapor ocupam o volume total de 200 mL . Identifique entre os compostos abaixo, qual é o correspondente à massa molecular desta substância vapososa. (TODAS AS QUESTÕES DEVEM ESTAR ACOMPANHADAS DE SEUS RESPECTIVOS CÁLCULOS)
(a) ( ) (b)
(a)