A massa úmida de do solo é 5670 g . Se o teor de umidade é e a densidade real dos grãos do solo é 2,71, determine o seguinte: Peso específico natural.

Passo 1

Vamos lá! O enunciado nos dá a massa úmida de 2832 cm³ de solo, que é 5670 g. Sabemos que o teor de umidade é de 14% e a densidade real dos grãos do solo é 2,71 g/cm³. Nosso objetivo é determinar o Peso Específico Natural do solo. Para isso, vamos precisar entender conceitos como massa úmida, massa seca, teor de umidade e densidade real.

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar a massa seca do solo. O teor de umidade (w) nos diz quanto da massa úmida é água. A fórmula é:
Ú
Aqui, o teor de umidade é 14%, ou seja, 0,14.

Passo 3

Aplicando os valores na fórmula:

Passo 4

Agora, vamos calcular o Peso Específico Natural ( ). A fórmula para o Peso Específico Natural é:
Ú
Sabemos que a massa úmida é 5670 g e o volume é 2832 cm³.

Passo 5

Substituindo os valores na fórmula:

Resposta

O Peso Específico Natural do solo é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Duas amostras de solo indeformadas, cada qual com um volume de , foram coletadas de diferentes profundidades da mesma camada de solo. Para a amostra , localizada acima do lençol freático, a massa , com . A amostra está localizada abaixo do lençol freático. Se , determine: Teor de água de .
O peso específico natural de um solo é e seu teor de umidade é . Considerando que a densidade real dos grãos do solo é 2,69, calcule o seguinte: Grau de saturação.
A massa úmida de do solo é 5670 g . Se o teor de umidade é e a densidade real dos grãos do solo é 2,71, determine o seguinte: Grau de saturação.
Quando o teor de umidade de um solo for , o grau de saturação e o peso específico natural for , determine: Peso específico saturado.