Qual a massa de vapor a que deve ser misturada a 500 g de gelo a , num recipiente termicamente isolado, para produzir água a ?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão tá pedindo. A gente tem 500 gramas de gelo a 0°C e quer descobrir quantos gramas de vapor a 100°C precisamos misturar com esse gelo, num recipiente que não perde calor, pra conseguir água a 50°C no final. Para resolver isso, vamos usar conceitos de calorimetria, que é o estudo das trocas de calor entre diferentes substâncias. Vamos precisar das propriedades do gelo, da água e do vapor, como calor específico e entalpia de fusão e vaporização.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a energia necessária pra transformar o gelo a 0°C em água líquida a 0°C. Isso envolve a entalpia de fusão do gelo. A fórmula é:
ã
Sabemos que ã do gelo é 334 J/g. Então:

Passo 3

Depois, precisamos aquecer essa água de 0°C até 50°C. Aqui usamos o calor específico da água:
áá
Considerando á:

Passo 4

Agora, vamos ver o que o vapor vai fazer. Primeiro, ele vai esfriar de 100°C até 50°C, liberando calor. Depois, vai condensar em água a 50°C, liberando mais calor. A energia total liberada pelo vapor é:
çã
Usando e çã:

Passo 5

Como o sistema é isolado, a energia liberada pelo vapor deve ser igual à energia absorvida pelo gelo (transformando-se em água e aquecendo até 50°C). Então:

Passo 6

Resolvendo para :

Resposta

A massa de vapor necessária é aproximadamente 115 gramas.

Exercícios relacionados

Em vez de definir a temperatura como função linear de uma certa propriedade , podemos definí-la como uma função logarítmica da forma , onde e são constantes. Considere no ponto do gelo e no ponto de vapor. Calcule e . Considere o comprimento da coluna líquida de um termômetro de mercúrio e tome como referência e e . a) Calcule a temperatura para . b) Ache as distâncias (em cm ) entre os pontos entre .
O calor específico de uma substância varia com a temperatura de acordo com a equação , sendo em e em . Calcule o calor necessário para aumentar a temperatura de 20 g desta substância de 5 até .
Numa câmara de refrigeração, mantida a , a mistura refrigerante é uma salmoura que circula a através de tubos de cobre, com a espessura da parede de 1.5 mm . De que fração se reduz a transferência de calor quando os tubos estão revestidos por uma camada de gelo com 5 mm de espessura?