A massa de um veículo vale duas toneladas e a distância entre os eixos é igual a 3.5 m . O centro de massa do automóvel está situado a 1.2 m atrás do eixo dianteiro. Suponha que todas as rodas sejam idênticas. Determine a força exercida pelo solo sobre cada uma das rodas (a) dianteiras e (b) traseiras. Despreze a largura do automóvel.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos um carro com massa de duas toneladas e a distância entre os eixos é de 3,5 metros. O centro de massa está a 1,2 metros atrás do eixo dianteiro. Queremos descobrir qual é a força que o solo exerce sobre cada uma das rodas: as dianteiras e as traseiras. Para resolver isso, vamos usar conceitos de estática, especificamente o equilíbrio de forças e torques.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que a massa do carro gera um peso, que é a força gravitacional puxando o carro para baixo. A massa é de duas toneladas, que é igual a 2000 kg. Usando a fórmula do peso:
onde:
  • é o peso,
  • é a massa,
  • é a aceleração da gravidade (aproximadamente ).
Então:

Passo 3

Agora, vamos distribuir esse peso entre as rodas dianteiras e traseiras. Para isso, usamos o conceito de torque, que é uma medida da tendência de uma força fazer um objeto girar em torno de um ponto.
Vamos considerar o equilíbrio de torque em torno do eixo traseiro. O torque total deve ser zero para que o carro esteja em equilíbrio.
A distância total entre os eixos é de 3,5 m, e o centro de massa está a 1,2 m atrás do eixo dianteiro. Isso significa que o centro de massa está a:
à frente do eixo traseiro.

Passo 4

Agora, vamos chamar a força nas rodas dianteiras e a força nas rodas traseiras. Sabemos que a soma dessas forças deve igualar o peso:
Além disso, para o equilíbrio de torque:

Passo 5

Resolvendo a equação de torque para :

Passo 6

Agora, usando a soma das forças para encontrar :

Resposta

(a) A força exercida pelo solo sobre cada uma das rodas dianteiras é de 12.900 N.
(b) A força exercida pelo solo sobre cada uma das rodas traseiras é de 6.720 N.

Exercícios relacionados

Um pequeno carro guiado por controle remoto possui massa de e se move com velocidade constante em um círculo vertical no interior de um cilindro metálico oco de raio , figura abaixo. Qual é o módulo da força normal exercida pela parede do cilindro sobre o carro (a) no ponto A (base do círculo vertical)? (b) e no ponto B (no topo do círculo vertical)? © Qual a menor velocidade do carrinho para que ele consiga passar no topo do círculo vertical?
Fazendo uma volta completa (um loop). Um carro em um parque de diversões se desloca sem atrito ao longo do trilho indicado na Figura P7.42. Ele parte do repouso no ponto , situado a uma altura acima da base do círculo. Considere o carro como uma partícula. (a) Qual é o menor valor de (em função de ) para que o carro atinja o topo do círculo (ponto ) sem cair? (b) Se e , calcule a velocidade, o componente radial da aceleração e o componente tangencial da aceleração dos passageiros quando o carro está no ponto , que está na extremidade de um diâmetro horizontal.
Um homem sobe em uma escada de comprimento , apoiada sobre uma parede vertical sem atrito. A outra extremidade da escada apóiase sobre o piso horizontal. A massa do homem é 5 vezes a massa da escada. Inicialmente, suponha que o coeficiente de atrito estático entre o piso e a base da escada vale 0.45 e que o ângulo entre a escada e a parede é de . (a) Quando o homem está no meio da escada, qual é a força de atrito estático exercida pelo piso horizontal sobre a escada? (b) A que distância máxima o homem pode chegar ao longo da escada, sem que esta escorregue? © Agora, suponha um coeficiente de atrito estático qualquer entre o piso horizontal e a escada, e que o homem deve chegar até a extremidade superior da escada, sem que ela escorregue. Obtenha uma expressão para o ângulo limite entre a escada e a parede para que isto seja possível. (d) Calcule o valor deste ângulo limite, considerando .
Uma régua está apoiada sobre uma parede vertical sem atrito. A outra extremidade está apoiada sobre um piso horizontal. O coeficiente de atrito estático entre a régua e o piso vale 0.5 . Calcule o maior ângulo que a régua pode fazer com a parede sem que ocorra o seu escorregamento.