O modelo de J.J.Thomson para o átomo de hidrogênio consiste em uma esfera de raio com uma distribuição uniforme de carga positiva com um elétron em seu interior. Mostre que, neste modelo, o elétron no centro dessa esfera se encontra em equilíbrio estável.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício. A gente tem o modelo de J.J. Thomson para o átomo de hidrogênio, que imagina o átomo como uma esfera de raio com carga positiva distribuída uniformemente. Dentro dessa esfera, tem um elétron com carga . A questão quer que a gente mostre que, nesse modelo, se o elétron tá no centro da esfera, ele está em equilíbrio estável. Vamos precisar entender um pouco de eletricidade estática e equilíbrio de forças para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa o elétron estar em equilíbrio. Isso quer dizer que a força líquida agindo sobre ele é zero. No centro da esfera, por simetria, todas as forças elétricas das partes da carga positiva se cancelam, então a força resultante sobre o elétron é zero.

Passo 3

Agora, para verificar se esse equilíbrio é estável, precisamos ver o que acontece se a gente desloca o elétron um pouquinho do centro. Se ele volta pra posição central, o equilíbrio é estável. Se ele vai mais pra longe, é instável.

Passo 4

Vamos calcular o campo elétrico dentro de uma esfera carregada uniformemente. Pela lei de Gauss, o campo elétrico dentro da esfera, a uma distância do centro, é dado por:
Isso mostra que o campo elétrico aumenta proporcionalmente com .

Passo 5

Se a gente desloca o elétron para uma distância do centro, ele vai sentir uma força elétrica devido ao campo:
O sinal negativo indica que a força é restauradora, ou seja, aponta na direção oposta ao deslocamento.

Passo 6

A força restauradora é proporcional ao deslocamento , o que caracteriza um movimento harmônico simples. Isso significa que o sistema tende a trazer o elétron de volta ao equilíbrio quando ele é perturbado.

Resposta

Portanto, no modelo de J.J. Thomson, o elétron posicionado no centro da esfera de carga está em equilíbrio estável, já que qualquer pequeno deslocamento resulta em uma força restauradora que o traz de volta ao centro.

Exercícios relacionados

Utilizando a relação integral para o campo elétrico, determine o campo elétrico em um dado ponto localizado acima de uma barra delgada de comprimento , com densidade linear de carga , e pertencente ao eixo de simetria da barra. Admita a origem do eixo de simetria no ponto de interseção com a barra.
Um elevador hidráulico é usado para levantar carros em uma oficina mecânica. O elevador consiste em dois pistões de áreas diferentes, conectados por um tubo cheio de óleo (densidade ). O pistão menor tem uma área de e o pistão maior tem um área de . O elevador é projetado para levantar um carro com uma massa de 1500 kg . Se o pistão menor for deslocado para baixo por 10 cm , qual será o deslocamento do pistão maior para cima?
Considere uma casca hemisférica de raio uniformemente carregada com densidade superficial de carga . O hemisfério está orientado de modo que seu plano base esteja no plano com o centro na origem. Determine a expressão para o campo elétrico em um ponto arbitrário no eixo distinto da origem e então analise o comportamento do campo elétrico para pontos em que e .
Respostas:

Um elevador hidráulico é usado para levantar carros em uma oficina mecânica. O elevador consiste em dois pistões de áreas diferentes, conectados por um tubo cheio de óleo (densidade ). O pistão menor tem uma área de e o pistão maior tem um área de . O elevador é projetado para levantar um carro com uma massa de 1500 kg . Qual é a força mínima que deve ser aplicada no pistão menor para levantar o carro?